Recebi o seguinte spam (mensagens malditas enviadas em massa, para vários endereços ao mesmo tempo, por email) no dia 28 de Novembro.

No dia 6, uma amiga, dirigia seu carro (sempre anda com os vidros fechados e com a bolsa escondida embaixo do banco). Em um sinal ela foi abordada por um flanelinha, daqueles com um borrifador plástico (tipo Vidrex) e uma flanela nas mãos. Ao invés de já começar a limpar o vidro dianteiro, sem perguntar nada, como normalmente fazem, o rapaz (que aparentava ter uns 12/13 anos) veio tentar conversar. Acenou dizendo que não tinha dinheiro com ela, e não deu muita atenção. O jovem começou a ficar nervoso, como se estivesse drogado, tentando fazer com que ela abrisse a janela. Ficou assustada, mas fingiu que não era com ela. Esperou o sinal abrir e saíu normalmente com o carro. Pouco depois, percebeu que o rapaz havia borrifado aquela espuma na janela lateral. Na hora não se preocupou. Ao estacionar o carro, no pátio da firma, percebeu que o vidro estava sujo, desgastado em algumas partes. O segurança da empresa perguntou se isto havia sido feito por algum menino de rua. Ele disse que ela teve sorte de estar com vvidros fechados, pois aquilo que o menino de rua havia jogado na janela era ÁCIDO. O segurança afirmou que sua cunhada, enfermeira do Hospital, já atendeu três casos, todos envolvendo mulheres que dirigiam sozinhas no carro. Em um dos casos foi necessária uma cirurgia plástica reconstrutiva de parte do rosto.

O e-mail continua reportando outro caso de um suposto “José Carlos Maia Santos” que alega ter passado por experiência parecida e também alega ter sabida em uma determinada delegacia que este tipo de ocorrência está aumentando e “que onze menores (meninos e meninas), entre 12 e 15 anos, todos usuários de drogas, já foram identificados e encaminhados a instituição de menores infratores.” O e-mail termina da seguinte maneira:

SOLICITO QUE ESTAS MENSAGENS SEJAM REPASSADAS PARA O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE PESSOAS. NÃO ABRA O VIDRO POR NADA! Se isso se confirma, o caso é muito sério e perigoso. Nossa! Estamos ficando cada vez mais “ilhados”. Pelo sim pelo não, vou REPASSANDO… Miséricodia!!!

O que você esta repassando por ai?
Este foi o pior spam que recebi em toda minha vida internética. Nos EUA da até cadeia o envio de spam, de tão maligno que ele é. Spam por si só é ruim, vou citar alguns exemplos:
1. Rouba o tempo das pessoas com mensagens sem propósito;
2. 99% destas mensagens são mentirosas. Uma vez recebi um spam divulgando vagas para deficientes no Banco Santander. Que nobre repassar uma mensagem desta né? Entrei no site do Santander e logo de cara uma mensagem alertando para o falso email das vagas para deficientes;
3. Spam espalha vírus, que rouba senhas de bancos e outros dados importantes do computador. Quando alguém envia um spam pensa estar fazendo alguma coisa boa, mas na verdade esta colaborando com os ladrões virtuais. Um simples email enviado e encaminhado vai acumulando milhares de endereços de emails, prato cheio para os crimes virtuais (exemplo do suposto email do Santander).Este spam que recebi com a história do ácido não tem as fontes. Cadê os telefones, o nº dos boletins de ocorrência, cadê o contato do tal José Carlos Maia Santos? Se alguém souber me envia por favor. Como um ácido que derrete vidro pode ficar armazenado em um borrifador de plástico? Não iria derreter também? Enfim, como disse acima, 99% de chances de esta ser mais uma mensagem mentirosa. A própria pessoa que enviou colocou “Pelo sim pelo não, vou REPASSANDO”.

Caso seja verdadeira esta história. É triste e a pessoa que recebeu o ácido no rosto precisa de oração, mas o garoto do farol também. A Palavra de Deus prevalece sobre a pior tristeza do mundo, seja ela qual for. Vamos supor que seja verdadeira a história. É ai que quero mostrar porque este spam me deixou muito triste: ele foi enviado por uma cristã!* Um cristão deve espalhar o amor, não o medo. A mensagem deveria alertar e pedir oração por todos. A vítima do ácido e as vítimas do descaso e negligência da igreja também, as crianças e jovens em situação de rua e farol.

A história sendo verdadeiro ou não prega algo contrário a Bíblia, o anti-amor ao próximo e o medo. E isso me deixou muito triste. Eu resolvi escrever este post pois um dia antes tive um encontro, muito bom por acaso, com um garoto que limpa vidros no farol. Estava tão feliz de reencontrar o Paulo** dia 27 a noite, e dia 28 recebo esta mensagem.

Dia 27 eu e a Lari fomos no culto na Missão Palavra Real, do meu amigo e parceiro da EM Pastor Fábio. Na volta pegamos uma carona com o Gustavo. Viemos no carro eu e a Lari, o Gustavo e seu irmão Pica-Pau. O Gustavo trabalha no ministério infantil e tem um coração muito voltado para as crianças, viemos falando sobre isso. Quando chegamos no farol da Av. Brasil com a R. Teodoro Sampaio, onde sempre tem vários garotos limpando vidros no farol. Observei ao longe um garoto que eu conhecia, mas não lembrava o nome dele. Ele estava limpando um vidro a uns três carros a frente, quando ele acabou eu o chamei. Ele chegou e falou: _E ai tio? Lembra de mim? Eu disse: _Sim sim? _E ai como tá e como estão os garotos? Ele me disse: _Nós mudamos, estamos morando em x local agora? _O Tiago** esta trabalhando e estamos bem. _Vamos fazer o futebol de novo? O farol abriu e nós continuamos conversando, várias buzinadas atrás, mas continuamos batendo papo ali no meio da rua, estava muito bom. O Gustavo percebeu a boa conversa e nem ligou pra buzinadas. Acabamos o papo e fomos embora felizes de ter reencontrado o Paulo.

O Paulo e o Tiago são alguns garotos de uma turma que fazíamos futebol ali na Praça Benedito Calixto como parte do trabalho de evangelismo dos garotos em situação de rua e farol da EM. O Tiago era meu ajudante, mesmo sendo um dos garotos naquela situação ele era um dos organizadores. O trabalho era muito legal, pretendemos retomá-lo, acabamos pois os garotos deram uma sumida. Quem trabalha com criança e jovem em situação de rua sabe que eles são nômades dentro da cidade. Fiquei muito feliz de reencontrá-los e sabendo onde estão agora, poder retomar o trabalho. Fiquei muito mais feliz ainda que o Tiago está trabalhando. Ele é um líder nato, estava na rua por vários motivos, falta de oportunidade, abandono pela família e etc. Mas agora ele esta trabalhando. Aleluia!!! Não vejo a hora de reencontrá-lo também.

Medo x Amor
Você tem repassado o amor de Deus ou mensagens que pregam o medo e o anti-amor. Quem tem medo de ser assaltado é porque é apegado demais as coisas da terra e espera muito deste mundo e pouco do vindouro. Se usasse seu dinheiro e seus recursos, muito ou pouco, pra abençoar o próximo e FOSSE até eles com o amor e com os recursos. Com certeza eles, os garotos em situação de rua e farol, não virão até você com um burrifador com ácido.

Minha sugestão: sacrifício
Da próxima vez que parar no farol, não espere um garoto deste vir até você. Antes vá você até ele. Converse, ouça, dê conselhos e pregue a Palavra, dê um abraço. Pague um lanche, mas o motive a sair daquela situação de mendigo. Indique uma igreja ou abrigo. Dê um sorriso caloroso, olhe nos olhos dele com o Amor de Cristo! Com certeza ele não vai ter tempo de te atacar. Ele vai querer desfrutar daquele momento tão bom e tão raro com toda sua força. Ele nem vai lembrar do ácido em seu burifador para te atacar (to fazendo de conta que é verdade este spam), ele estará entretido e empolgado com aquilo que é tão raro na vida dele: o Amor!

“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” Tg 4.17

“No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor” 1Jo 4.18

“Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?” 1Jo 3.17

*Querida irmã que me enviou esta mensagem spam. Não se ofenda, mas receba isto como uma exortação. Eu sei que você trabalha com crianças na igreja, então junte-se a nós pelas crianças que estão na rua e nos faróis também, e não só pelos que estão no templo. Pois não existe criança “da igreja” e criança “de fora da igreja”. Toda criança é uma igreja (algumas precisando de reforma), não importa onde ele esteja!

**Nomes fictícios, pessoas reais.

32 Respostas to FW: NÃO ABRA O VIDRO DO CARRO POR NADA! (É SÉRIO. NÃO DEIXE DE LER)

Avatar

Débora

dezembro 10th, 2007 at 11:36

Parabéns pelo texto.
Abraços,
Débora Celeti da APEC.

Avatar

Tonho

dezembro 10th, 2007 at 11:51

Eh Riccao, excelente post mas loucura para os que não creem…

Porque eu me arriscaria tomar uma borrifada de ácido pra demonstrar um pouco de amor pra um menino de rua? Não faz sentido…

Soh faz sentido pensando que o Filho de Deus morreu crucificado pra mostrar o amor de Deus pra um zé ninguem como eu… Ai, faz sentido.

Post “profético” :-)

Avatar

Ricco

dezembro 10th, 2007 at 12:23

Paz Débora! Valeu pelo comentário… sou fãzasso da APEC!!! Ganhei a Bíblia com Recursos para o Ministéro Infantil, to babando até agora, indico a todos!

Tonhão, isto é um dos bons medidores das coisas de Deus na terra. Faz sentido ou não humanamente? Boa mano!

Avatar

Tonho

dezembro 10th, 2007 at 15:14

Só mais um lance sobre esse post…

Muita gente fala “kardecista faz caridade”, “kardecista faz boa obra” e realmente, acho que não tem quem bata os kardecistas na caridade com horário marcado – chegar lá de sábado e distribuir uma comida e coisa e tal.

Porém, quando eu andava pelos centros kardecistas da vida, o que mais me chamou atenção na mensagem de Cristo é que ele nos chama a fazer do amor/caridade nosso estilo de vida, não só um hobby de fim de semana.

E eu conheci um médium kardecista e alguns pastores que na hora da caridade são todos camaradas, amorosos, mas no dia a dia, só faltaram cuspir no menino sujo que debruçou sobre o carro, ou no garçom que derramou água em cima da mesa…

Avatar

Ricco

dezembro 10th, 2007 at 19:17

Mano, não só na hora da caridade. Mas no “momento louvor” das igrejas, meu Deus, as pessoas se tornam as mais crentes do mundo.

Se cada um vivesse 10% do que declara na hora do louvor, ainda mais aqueles chororo, o mundo estaria mudado.

Outro dia a tocou em minha igreja o louvor: De mim mesmo se esquecer, pra glorificar o Rei Jesus (não sei quem conhece a melodia, é um hino antigo e tradicional). Quando saímos da igreja, indo pro Tutti comer uma esfiha, eu e a Lari foms batendo papo e chegamos a conclusão que a grande maioria ou não sabe o que canta, ou canta automático embalado pela emoção do momento ou então (espero que seja a minoria) é muito hipócrita mesmo.

Só esta frase da música (De mim mesmo se esquecer, pra glorificar o Rei Jesusjá me fez repensar) já me fez repensar toda minha vida e analisar se eu era digno de cantar/declarar aquilo…

Avatar

Tonho

dezembro 11th, 2007 at 9:41

Mano, esse seu post dá linha pra pipa também. Reli e percebi um monte de outra coisa…

(Mano, estamos monopolizando o blog, mas tá bom, faz tempo que a gente não se cruza no MSN, vamos trocando idéia aqui e quem tiver saco de ler, vai participando)

A primeira coisa é que a mina que te escreveu falou “estamos ficando cada vez mais ilhados” como se a culpa fosse dos outros. O lance é que ela não percebe é que a escolha é dela! Ela pode escolher abrir o vidro do carro e não se ilhar (mesmo que haja um risco em potencial).

O paradoxo é tremendo: um e-mail com o título “não abra o vidro do carro” acaba com a reclamação de se sentir “ilhado”!

Mano, é o que você falou, esse e-mail é um ataque frontal as coisas mais centrais do que Jesus pregou. Cristo não falou que ele nos livraria dos males do mundo, mas ele justamente nos enviou a um mundo mal para amar as pessoas! Ele não falou que a gente não ia tomar borrifada de ácido, ele falou: ame as pessoas mesmo assim!

Do lance da cantoria, maaaaano, isso é conversa antiga nossa. Talvez seja por isso que o pessoal hoje canta essas música que não fala nada com nada… “Eu to pulando no monte, alegria, alegria”, “A chuva chove, a água molha, aleluia!”, “Uô, Uô, uô, uô – Jesus!”, etc.

Se o cara for cantar “de mim mesmo esquecer pra glorificar o Rei Jesus” é capaz dele voltar pra casa tendo que repensar a vida e isso não é tão gostoso quanto “sentir o Espírito” cantando: “Eu corro, eu pulo, nuvem de lágrimas, Jesus vem me tocar, vem me abraçar, és formoso, glórias”

Avatar

Eber

dezembro 11th, 2007 at 10:34

“E se teu inimigo borrificar ácido em sua face… ofereça a outra…” – fico pensando que as pessoas que atendem a este mandamento de Cristo ficam com cara de ridículas… apanhou 2x, andou o dobro do caminho e perdeu 2 blusas… já não teria sido ruim apanhar 1x, andar só 1 parte do caminho e perder 1 blusa?!?!?!
Mas tb acho q é isso mesmo… de repente é q temos q aprender q crente de verdade tem cara de ridículo… as coisas loucas e humildes q agradam a Deus + estão de acordo com o Seu agir e propósito…

Outra coisa: deveríamos ter humildade de reconhecer a inteligência e grandiosidade de um rapaz de rua assim… porque jogar ácido numa pessoa deve fazer parte de um projeto maior, talvez a conquista do mundo… porque, veja bem, ele lucra muito jogando ácido na cara de uma pessoa, né?!?!?!?! a pessoa se queimando ali na hora, gritando e esbravejando… ninguém ia ver o q aconteceu?! não teríamos visto já no jornal?!?! Ô spam curioso!!!! Ou também deveríamos ter humildade de reconhecer a inteligência desse Einsten que armazena ácido que queima cara e destrói vidro num plástico vagabundo de 1,99… Deveríamos sair do carro e aplaudir o rapaz, dar um prêmio, chamar a TV, patentear a produção, etc. etc. etc. Acho que vou mandar um spam – dizendo que foi descoberto ou inventado esse tipo de ácido e que ele já está disponível nos melhores faróis da cidade, por um preço bem em conta (qualquer moedinha… bem diferente do conversor pra TV digital que custa o preço de uma nova e que não ajuda ninguém…)

Aí Ricco… algo que achei muito impressionante do que vc disse é sobre irmos até os meninos(as) de rua antes deles virem até nós… É uma teoria doida… Olha só: se nós dessemos tudo pros ladrões, eles não iam nos assaltar… era só a gente dar de presente (nos desfazendo das coisas do mundo + renúncia) – disse isso outro dia e aí o que ficou no ar foi o seguinte: “mas se eu fizer isso uma vez, vão se aproveitar e tirarem tudo de mim sempre”… é verdade… Mas tb é verdade que se a gente doasse, ajudasse, estendesse a mão pras pessoas antes que elas se tornassem ladrões, não haveriam assaltos… Tá aí a teoria doida, com jargão de igreja-atual-que-chama-a-atenção-com-frase-sensasionalista: “VENHA AO NOSSO TEMPLO HOJE E GANHE A BÊNÇÃO DE NÃO SER ASSALTADO NUNCA MAIS!!!” ou “CRENTE DA NOSSA IGREJA NÀO É ASSALTADO – VENHA TOMAR POSSE DESSA BÊNÇÃO”…

“Vá, se desfaça do que vc tem e então me siga…” – Jesus pro jovem-do-vidro-fechado…

Avatar

Lucas

dezembro 11th, 2007 at 13:26

“VENHA AO NOSSO TEMPLO HOJE E GANHE A BÊNÇÃO DE NÃO SER ASSALTADO NUNCA MAIS!!!” ou “CRENTE DA NOSSA IGREJA NÀO É ASSALTADO – VENHA TOMAR POSSE DESSA BÊNÇÃO”… :)

VENHA AO NOSSO TEMPLO HOJE E GANHE A BÊNÇÃO DE NÃO SER ASSALTADO NUNCA MAIS, NA UNÇÃO DA PROSPERIDADE COM A ORAÇÃO DA CONCORDÂNCIA NA FÉ DE JOSUÉ PELAS SETE CHAVES DE DAVI ATRAVÉS DA VARA DE MOISÉS QUE ENGOLIU A COBRA DE BALAÃO.

Se botasse assim funcionaria..

E outra, se cada igreja fizesse um programa social no seu bairro, acabaria esse negocio de criança no sinal pedindo dinheiro!!!

Avatar

Tonho

dezembro 11th, 2007 at 15:30

“se cada igreja fizesse um programa social no seu bairro, acabaria esse negocio de criança no sinal pedindo dinheiro!”

É preciso muito cuidado com esse tipo de pensamento – voltando ao lance do Reino de Deus ser desse mundo ou não.

E nisso, sei que eu, Ricco e todo cristão que já fez trabalho social por um tempo concorda: mesmo se toda igreja fizesse trabalho social, sempre vai ter criança no sinal e outras coisas do tipo.

O mundo jaz no maligno e, mesmo que façamos todos o melhor, nunca vamos poder evitar que existam pais vagabundos, mães sem amor, pessoas que abusam de crianças, crianças que se refugiam nas drogas, crianças que fazem más escolhas e por consequência crianças abandonadas no sinal ou em qualquer outro lugar.

Mais uma vez, voltemos ao que Cristo falou… Ele não disse: “Se vcs fizerem seu trabalho, o mundo não vai ser tão ruim assim”, Cristo e o Novo Testamento nos afirmam que o mundo é ruim e vai piorar! Mesmo assim, e talvez por isso, ele não nos tira do mundo, mas nos envia a ele. Não para sermos, como virou moda falar, agentes transformadores do mundo (transformar o mundo é missão impossível segundo a Bíblia), mas pra sermos um farol no meio da escuridão… ou, como já disse aqui numa série, um oásis no meio do deserto.

Avatar

Mayara

dezembro 11th, 2007 at 19:22

Poxa Tonho eh exatamente isso… ultimamente tenho me deparado com essa realidade… “transformar o mundo é missão impossível segundo a Bíblia”, confesso que de primeira eu tomei um choque, pq vem aquele pensamento: “Caraca como assim eu Mayara de Oliveira filha de Deus não pode mudar o mundo??”, e logo aí eu jah percebi o erro… A Vaidade… vai dizer que não mexe com o ego do crente quando ele se pensa transformador do mundo??? Quando ele pensa que “EU POSSO” É muito sinistro… Hoje em dia basicamente tudo gira em torno do nosso umbigo..
E o outro ponto é que muitas vezes quando pensamos na atitude de igreja (instituição), nós livramos a nossa cara, esquecemos da nossa responsabilidade, ou até pior, lembramos de mudar o mundo, mas esquecemos de fazer alguma coisa pelo menino do farol…
Infelizmente é triste ver a mentalidade da galera (mtas vezes a minha tbm), o lance é aproveitar espaços como este pra debater e chegar a uma Mudança de pensamentos e conceitos, baseados na Verdade…
Embora as vezes me choque com algumas realidades, fico feliz por ainda ter tempo de mudar.
Valeu!

Avatar

Ricco

dezembro 11th, 2007 at 21:00

Cristo disse em João 17.15: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.” Isso, na minha opinião, significa CONFRONTO. Mas o confronto ao estilo de Cristo: Amor. Cristo sabe que sempre vai ter gente jogando ácido, dando tiro e etc. E Ele não chamou a igreja para parar isso!
Apesar de eu achar que é invenção, esta situação do ácido pode até ser verdade. Porém todos os dias temos várias situações terríveis de violência real. Temos que confrontar com o amor. Nos “des-ilharmos” de nossa segurança humana e do preconceito estando junto com os necessitados, pregando a Cristo. Amando, amando, amando! Esta e qualquer outra situação de violência precisa do perdão, e o perdão de Cristo também é (ou começa sendo) demonstrado pelo perdão do Ricco, do Tonho, do Éber, do José do email e etc.
Temos que ir sim até as crianças de rua, mas se não formos, temos que estar dispostos a perdoar quando eles vierem com a violência do mundo, não deles. Afinal nossa luta não é contra a carne e o sangue.
O confronto maior não é acabar com isso, mas estar lá amando quem esta fazendo isso, mesmo que ele não queria mudar. Se ele vai parar de jogar ácido e passar a ir a escola, estudar inglês e computação é outros quinhentos. O nosso papel principal é amar, perdoar e deixar Deus ser Deus e atuar na vida deles.
Também acho que as igrejas não deve ter projetos sociais, mas projetos de amor, de perdão, de evangelismo. Ah sim, isso pode ser feito com um futebol, reforço escolar e tal. Mas o foco sempre tem que ser amor e o perdão e não o social. OU melhor, não devemos pensar em melhorar a sociedade através das pessoas. Mas transformar, por Cristo, as pessoas para que continuem vivendo no mundo que joga ácido, da tiro e etc e passem a suportar isto com o amor de Cristo.

Avatar

Tonho

dezembro 12th, 2007 at 8:15

Acho que esse post tah fera… e falando de coisas legais.

Mayara, uma vez li uma introducao ao livro de Ezequiel que falava mais ou menos o seguinte. Frente ao desespero, as pessoas tendem ao desanimo ou ao triunfalismo. Ou seja, uns falam: “a situacao nao vai mudar, por isso vou sentar e chorar” e outros falam: “podemos mudar a situacao, vamos a luta!” Mas Ezequiel nao olha pra situacao, ele olha pra Deus… faz o que Deus quer e o resto eh consequencia.

Outro dia li uma propaganda que tem um espirito parecido. Falava “O pessimista acha que os ventos nunca vao melhorar. O otimista espera que os ventos melhores. O realista ajusta as velas do barco”.

Nao temos que ficar olhando pro mundo (isso soh gera desanimo ou arrogancia – como vc colocou), temos que olhar pra Cristo que eh nossa bussola e ir ajustando as velas do barco pra segui-lo.

Pegando a bola que o Ricco levantou, Cristo fala pra darmos a outra face… Mas ele nao diz o que vai acontecer depois (se o cara vai nos dar outro tabefe ou se converter pela demonstracao de amor). Ele simplesmente pede pra darmos a outra face e ponto.

Esse que eh o lance que chamo de “voz profetica”. O profeta eh aquele que vive Deus pra todos… Pra alguns ele eh a salvacao, pra outros eh a condenacao. Alguns profetas nao converteram um individuo… Mas nao importa, eles continuaram firmes dando a outra face no meio do caos todo.

Esse eh o nosso papel: confrontar o mundo com o amor louco de Cristo, o amor que renuncia tudo – morre na cruz, da a outra face, vende tudo e da aos pobres e toma borrifada de acido.

Se perdermos isso, perdermos o sal… e aih…

Avatar

Jhe Terra

dezembro 12th, 2007 at 11:51

Post que deu pano pra manga mesmo….
chegamos até nas musicas…
meu…qdo eu tava lendo eu jah tava pensando na tal da outra face…que o eber comentou…meu…vivo mesmo numa outra realidade de cidade, mas mesmo assim nao vivo com medo nas ruas sabe…pq sao essas criancas que temos que ir buscar..que temos q amar e fazer o amor de Deus conhecido pra elas que talvez naum saibam nem o que eh o amor…o real amor…que nao sabem receber carinho.
Meu…fico p da vida qdo tocam umas musicas com mais letra na igreja e teve uma epoca q eu faltava meter a mao na cara de alguns irmaos q eu via chorando e bla bla bla e lah fora saiam fazendo….mas ateh sobre isso aprendi…aprendi q a gente temq amar tbm nossos manos q talvez nem entendam ou nunca nem pararam para entenderem as letras q estao cantando…e nesse processo de amor, quem sabe a gente nao tem a oportunidade de mostrar que viver a letra deixa ela bem mais legal e real na hora de canta-la…
de qualquer forma adorei a historia do Paulo e do Thiago….
“oi tio, lembra de mim” foi lindo…essa eh a face dos guris que poucos terao oportunidade de conhecer…os que retribuem ao carinho com carinho…como o Ricco falou, todas as crianças sao igrejas, nao vamos ser hipocritas e dizer que todas elas ficam boazinhas e “agradecidas”….mas como tbm foi falado, sao igrejas e algumas precisam de reforma…O lance eh continuar amando mesmo qdo borrifados por acidos de palavras feias…por pimentas no olhos de ingratidao…pq na real…se pensarmos “eu faço este trabalho pq amo as crianças”, em algum momento vamos desistir, pq as crianças em alguns instante vao nos ferir, vao “desaparecer”, vao nos fazer pensar “pq elas simplesmente nao fazem isso”…os missionarios que vao pro afeganistao, que vao pra uma tribo yanomami, ou pra o alaska por causa do amor que eles tem pelo povo voltam rapido, pq pessoas sao PESSOAS…o nosso foco tem que ser EU FAÇO ESSE TRABALHO PQ AMO A DEUS…entaum, pode vir oq ue quise rmeu irmao que vamos continuar…por amor a Deus, pra que a Gloria dele seja conhecida por mais pessoas…e por esse amor enfrentamos acidos com perdao, buzinas com continuacao de conversa e ateh irmaos hipocritas do nosso lado cantando akilo que nao vivem…no fim, eh uma luta neh?

paz
gostei do texto, e dos coments…
vou tentar ler o ai de cima…

Jhê Terra

p.s.: sem medo de “errar”, :P

Avatar

Lucas

dezembro 12th, 2007 at 13:19

Bem, com certeza se cada igreja evangélica (principalmente aqui no Rio q tem uma em cada 3 metros) contribuisse com cestas básicas (obras sociais em geral) muita coisa ia ser resolvida aqui no estado, isso nao é questão de “Eu” mudar o mundo, isso é o básico que a igreja tem q fazer aqui na terra. E é só somar o lógico com o racional. As igrejas tem muita grana q pode ser investida em projetos sociais diversos, se cada uma aplicasse tal dinheiro nisso (principalmente ramos como a Iurd e a renascer ai em Sp) muita coisa cessaria, isso é fato, eu não digo q ia exterminar a pobreza, mas que ia cair drasticamente.

Avatar

Ricco

dezembro 12th, 2007 at 14:14

Eu acho que todo crente passa esta fase “mudar o mundo”. Acho que até válido o empenho pra fazer a diferença, mas no local certo: as pessoas que estão ao nosso redor, não o mundo, “todas as pessoas”.

É aquilo que ja falamos, quem ama todomundo não ama ninguém.

Temos que pregar, amar, colocou muito bem “pra alguns ele eh a salvacao, pra outros eh a condenacao.” É que as pessoas querem fazer as coisas do seu jeito e ter os resultados, bons frutos, a seu ver. Mas com Deus é tudo ao contrário, é duro pra nossa carne. Mas a cruz ta ai pra isso.

Se des-ilhar é um bom primeiro passo…

Avatar

Ricco

dezembro 12th, 2007 at 14:28

Lucas, só vi seu comentário depois que postei o meu. Tava la pra ser liberado na moderação.

Então, eu acho legal tudo isso de ajudar os pobres, é 10 a idéia. Mas dar cesta não e a tarefa 1 da igreja, ou não deveria ser.

O ser humano é mal por natureza, o mundo jás no maligno. Então com cesta básica ou não, a maldade vai continuar.

Quer um bom exemplo, o caso dos franceses que foram assassinados ai no RJ. Eles morreram pelas mãos de um garoto que “recuperaram” e estavam com eles a anos. Um dia o carinha começou a roubar a ONG Terr’Ativa, eles descobriram e foram lá cobrar o quase filho deles. Receberam facadas e o caramba. Quem não souber o que que estou falando clique aqui e leia algumas coisas a respeito. No site da ONG também tem um comunicado a respeito.

Então, do lado humano, podemos dizer que eles fizeram tudo do melhor para o garoto pobre da favela. Masssssss, faltou Cristo, e logo sobrou maldade. Lembra deste caso ai do RJ?

Não que pregar a Cristo garanta que não teremos um assassino ganancioso no futuro. Como falamos, agora usando termos Bíblicos, temos que plantar e regar, mas que da crescimento é Deus!

Avatar

Tonho

dezembro 12th, 2007 at 16:33

Lucas,

Eu acho que parte do problema é que as coisas que você está colocando são ainda teóricas. Eu acho, posso estar enganado, que você tá abraçando as idéias agora, mas que nunca “distribuiu cestas” você mesmo.

Isso é especulação minha… Mas, falando em especulações, me preocupa você ser tão categórico a respeito de certas especulações suas usando palavras como “somar o lógico com o racional” pra coisas que não são tão lógicas assim e, principalmente, não são observadas na Bíblia ou na prática. Quando você sai pra fazer a coisa, vê que a teoria na prática é outra e que certos “fatos” não são tão factuais assim… Por exemplo, sobre sua sugestão de “toda igreja dar cestas básicas”. Se toda igreja fizesse isso, eu não acho que resolveria muita coisa. Pelo que conheço de distribuição de cestas básicas, acho que se pá até agravaria…

1. Ia lotar de gente comprando bebida e droga com cesta básica.
2. Os donos de mercadinhos locais (os caras que trabalham mesmo) iam perder um monte de lucro e demitir gente, porque ninguém mais ia comprar produtos de cesta básica deles.
3. Um monte de gente que vive acomodada, ia ficar ainda mais acomodada, pois agora recebe uma cesta básica grátis.
4. A violência não ia diminuir, pois quem rouba e trafica, não rouba e trafica sonhando em ter “uma cesta básica” e só… Todo mundo quer tênis nike, carro da hora e mulher bonita pagando pau. Violência é fruto da desigualdade, e isso não muda com cestas básicas.
5. Em nenhum lugar pobreza é diminuiu através da simples distribuição de bens (se você conhece um lugar, por favor cite-o), mas sim com a criação novas de oportunidades. Distribuir cestas básicas poderia diminuir o orçamento de algumas famílias, mas nunca, como você afirmou, fazer a “pobreza… cair drasticamente”.

Enfim, a solução não é tão simples como vc imagina. E não é papel da Igreja encontrar uma solução pro mundo.

Mas… ao invés de colocar a culpa na IURD (que aliás distribui muitas cestas básicas), minha sugestão é você chamar a responsa pra si. Tenta ir de porta em porta e desenvolver um projeto pra distribuir cestas básicas em uma rua pobre e violenta da sua cidade e depois posta aqui o resultado. De repente você tá vendo uma coisa que ninguém viu, põe a prova e, dando certo, estaremos ansiosos pra aprender!

Nada mais válido do que a experiência pra confirmar ou refutar uma teoria!

Avatar

Lucas

dezembro 13th, 2007 at 10:38

Queridos,

A questão da cesta básica foi apenas um exemplo genérico que eu dei. Quanto a mim, apesar de não ser um “grande distribuidor de cestas básicas”(até por que mal sobra dinheiro, pra eu doar uma) vejo, que as pessoas precisam sim, de comida, e com certeza quando eu falei ai atras, a questão da comida espiritual estava inclusa, mas se vcs não acham que se cada igreja ajudasse com comida, vestimenta, educação(e essas coisas básicas) não ia adiantar de nada..
A quesstão do livro de tiago está ai Tiago 2:15-19,
Vale ressaltar o 16:
“E alguns de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?”

Avatar

Ricco

dezembro 13th, 2007 at 13:07

Paz Lucas!

Eu não acho que ajudar as pessoas não adianta nada. Se fosse assim a EM não faria futebol e outras coisas mais.

Para o garoto sair do farol e para de jogar de ácido nas pessoas, a cesta básica precisa fazer parte de um plano mais amplo. Ondo o foco seja o evangelismo, pregar a Palavra em primeiro lugar e depois a ajuda para desenvolvimento humano da família toda.

Mas este lance de cesta básica e qualquer outra ajuda humana tem que ser muito bem planejada. Se não vira assistêncialismo e o tiro sai pela culatra.

Portanto não acho que toda igreja deva sair distribuindo cesta básica. Mas acho que toda igreja (pra ser chamada de IGREJA) tem que ter um plano de evangelismo no bairro, onde a cesta básica vai ser, se for ter, só mais um ítem.

Avatar

Mayara

dezembro 13th, 2007 at 13:31

Ahh Tonho mto legal o q vc falou no comentario me respondendo… são coisas simples que nós deveríamos pensar e praticar, mas q mtas vezes não percebemos…. mas aí eh q tah Jesus foi o cara mais marcante e simples de todos os tempos!!

Bem qnto ao lance aí das cestas básicas acho q o Ricco colocou bem no ultimo coments… o lance eh equilíbrio e foco, que claro encontramos soh em Deus pq a nossa tendencia eh cair pra um lado ou para o outro!
Valeu!

Avatar

Tonho

dezembro 13th, 2007 at 14:39

Amém!

Avatar

Lucas

dezembro 15th, 2007 at 17:42

Claro com certeza, que tem que haver um projeto de evangelismo, foi isso que eu disse hehe :) se não pode virar até o clássico clientelismo.

Avatar

Ricco

dezembro 16th, 2007 at 6:17

Então Lucas, mas talvez alguns locais estejam com a motivação errada, ai o humanismo se sobrepõe. Por exemplo, tem muitas igrejas que despertaram para os pobres nestes ultimos anos. Muito legal né. Só que, principalmente quando falamos de crianças pobres, elas despertaram não pelo chamado de Cristo, mas pela onda de ONGs, projetos sociais, terceiro setor e até… facilidade na captação de recursos. Ai o foco passa a ser o social, o humano e o evangelismo vem depois, quando vem.
Então, na teoria, claro que estamos falando de “evangelismo”, mas se analisado mais profundamente você vai ver que desde a motivação até o foco e os resultados, estão sendo humanistas demais e evangelísticos de menos.
Alguém pode falar, mas dar uma cesta básica evangeliza. Eu discordo. Só a evangelismo se Cristo é o centro, com ou cetsa básica. Dar por dar ajuda, os espíritas são craques, mas não levam Cristo!

Avatar

Lucas

dezembro 17th, 2007 at 11:12

Concordo, e quanto ao humanismo, eu vejo tanto assim nas igrejas hoje em dia, o antropocentrismo, que é muito perigoso pois as pessoas passam a se isolar do mundo e pensar só em si mesmas, esquecendo das demais, e isso sim é ofuscar o evangelho.

Avatar

dezembro 17th, 2007 at 20:51

O garoto do spam talvez estivesse usando ácido fluorídrico. Ele corroi vidro, mas não corroi plástico. É o unico acido que corroi vidro. Entretanto, vc precisa de autorização do ministério do exercito pra portar ácido fluorídrico. Como um moleque drogado teria tido acesso a isso?

Spam enche o saco, concordo contigo.

Avatar

Ricco

dezembro 18th, 2007 at 16:09

Zé, valeu pela explicação. Concordo com o lance de obter o tal ácido. Lucas isso ai ofusca mesmo, e o pior é pensar que esta agradando a Deus.

Antropocentrismo é chic hein. Gostei do nome para o velho egoísmo.

Só lembrando o que já escrevi sobre a pessoa que enviou o spam. É humano, quer agradar a Deus como nós. Talvez precise só de algumas pessoas pra correr junto. E esse pode ser eu e você. Talvez essa pessoa até seja mais setubas (fazedor da fé e da obra) que muitos que comentaram aqui. Talvez um monte de coisa. Tudo isso pode ser legal e abençoado…

Mas, e amanhã? O que você vai fazer?
Lembre das crianças do bairro, da sua rua, naquela praça. Leia a Bíblia e ore. E pense de novo. O que eu vou fazer?

é nóis, pazz

Avatar

Tonho

dezembro 18th, 2007 at 18:38

Só pra colocar bem claro um objetivo meu e do Ricco com o blog: queremos que todo leitor assíduo do blog esteja abençoando as crianças de seu próprio bairro.

Isso é fundamental. E se você chegou nesse comentário é porque é leitor assíduo. Portanto, se você ainda não está fazendo nada pelas crianças do seu bairro, dá um toque (telefone, e-mail, pombo correio, o que for). Queremos ajudar você a começar.

E não adianta vc falar que “não tem tempo”, a gente acha o tempo pra vc. Não adianta vc falar que “não tem dinheiro”, a gente acha o dinheiro pra vc. Aliás, tem uma coisa que falamos faz tempo… falta de tempo e dinheiro é balela, todo mundo tem 24 horas no dia e um pouco de dinheiro.

O que existe são pessoas com prioridades diferentes que definem o uso do tempo e dinheiro de cada um.

E, sinceramente, se fazer algo pelo seu vizinho não é das suas prioridades… É melhor ler outro blog, porque nós vamos te encher o saco!

Avatar

Lucas

dezembro 19th, 2007 at 18:10

Já que você ofereceu o serviço.. hehe

Eu gostaria que vocês me disponibilizassem algum material envolvido com evangelismo e recreação com crianças de rua(ladroezinhos, cheiradores de cola, etc) e de comunidades carentes.
O post do Tonho casou exatamente com o meu dia hoje :) e o meu email tá aí

Avatar

Tonho

dezembro 20th, 2007 at 7:07

O Ricco tem uma apostila com atividades pra fazer com a molecada. Mas não sei se o Ricco tem mais material nesse sentido.

Acho que uma coisa pra começarmos a pensar – tô tendo a idéia agora – é aperfeiçoar isso e fazer um manualzinho mesmo.

Digo por (falta de) experiência própria. Quando vim pra cá e comecei a trabalhar com crianças, tomei muito na cabeça por falta de informação e isso poderia ser evitado se eu tivesse mais instrução.

Riccão, de repente, pra não pesar, a gente divide os assuntos e começa a publicar a apostila em forma de série no blog, o que você acha?

Avatar

Ricco

dezembro 20th, 2007 at 18:35

Mano, meu próximo post é: “Como ser uma paróquia em pessoa?”

Lá, depois destes textos que me levou a refletir muito e até mudar alguns pontos de vista, vou falar sobre este lance prático. Seja uma paróquia. Além do post, vou lançar o Manual Expedição Mochila. Tenho um antigo aqui e vinha reformulando ele. Ja era pra ter lançado, mas depois destes posts e comentários eu modifiquei algumas coisas.

Bom, Tonhão, amanhã termino uma edição simples e te mando por email. Você vê o que pode mudar e lançamos na segunda a versão 1. Depois, vamos melhorando, pegando mais colaboração de outras pessoas e aperfeiçoando e lançando versão 1.1, versão 2 e etc. Mas ele, o Manual, fica como reposta oficial a esta série de posts sobre evangelismo e obra social.

Avatar

raphael oliveira

abril 12th, 2010 at 10:03

Olá li tudo isso aii… e concordo plenamente que nao devemos ignorar essas pessoas de rua.. e ter medo!
Cristo “divulga” o amor.. e no amor nao existe medo!
mas queria informar que ja li uma reportagem que indica esse fato em cuiabá..

sou da 1ª IPI de maringá – ministerio de Jovens.

um grande abraço.. e que Deus abençoe a todos.. e nos de dicernimento a respeito dessa situação.
Deus esta no controle de tudo..

Avatar

raphael oliveira

abril 12th, 2010 at 10:21

Só para completar algo que perceni agora.. hehe
realmente deve ser spam.. pq recebi esse e-mail contando a mesma historia… mas dando nomes de avenidas daqui de maringá-pr
mas foi bom… pq assim podemos analisar e rever nossos conceitos sobre esses assuntos…

sair do comodismo? devemos!

Formulário para comentar

Conheça a Expedição Mochila

“Uma Bíblia e uma bola e ganharemos as crianças para Cristo”. A Expedição Mochila incentiva, apóia e capacita líderes de Ministérios com Crianças. Evangelizar as crianças do bairro, isso é o que sonhamos para todos os jovens da Igreja.

Galeria Mochila no Flickr

    Ah tá aqui o 1° colocado já vestindo a sua camisa da Seleção Brasileira!Do 5° ao 1° colocado! Oxi, cadê o 1° colocado?Medalha de participação para todo mundo!Medalhas! Medalhas!Premiação da Copa do Mundo no seu BairroUm lanchinho pra mulecada!

Assuntos

Mande a sua dúvida sobre o trabalho com crianças na igreja?

Arquivos