Assunto: Opinião | Autor: Ricco
23 jan 2008Adoração?
Segunda eu volto com o diário da Expedição Bolívia. Quero fazer uma pausa pra tocar em uma pergunta que sempre rondou minha mente. Sem ironia, humorzinho negro (nem o de Deus), chacotas e acusações. Quero aprender mesmo. Quero ouvir opiniões diferentes das minhas.
Esta semana eu comentei um post do Renato Cavallera no Musicólotra e outro no Blogosfera cristã, na seção Vale a Pena ler de novo. Comentei no Blogosfera cristã, mas o post citado lá é do Paulo Camargo, do blog PC Notas. Seria legal você ler estes posts e os comentários pra entender do que estou falando e eu não ter que replicar o que já esta registrado.
Não entendo a necessidade de música nos cultos. E fico triste com o valor que se dá aos cantores e músicos em demérito a outros ministérios. Se é que música é um ministério.
Jesus, os discípulos e a igreja primitiva não usavam música pra entreter ou espiritualizar as pessoas. Parece que a música na igreja é pra preparar a pessoa para o momento da Palavra. Mas precisa de um preparo pra isto? O suposto ministério do louvor não é citado nos ministério da igreja, nem em Efésios 4.11-12 e nem nos dons e ministérios da igreja em 1 Coríntios 12 e 13. E muitas igrejas ficam discutindo se devem fazer missões ou não, se tem visão de missões ou não. Mas nunca vi uma igreja discutir a “visão” da música, é quase que uma obrigação ter isto nos cultos. E missões, que é muito mais bíblica do que a música, fica pra trás. Música tem sempre, agora cura, milagres e expulsão de demônios é quase uma lenda (dizem que existem, mas nunca se vê).
“Adorar” ao lado do Hillsong não tem preço…
O pior de tudo, na minha opinião, são as letras cantadas. As músicas afirmam coisas que, de longe, não são vividas pelas pessoas e muito menos pelos que estão cantando e tocando a música. Acho que os músicos deveriam ou mudar as letras ou então chamar mais as pessoas a responsabilidade de viver o que cantam. As vezes, cantar substitui um viver santo e de ATITUDES de adoração. Canta, se sente bem naquele momento, e depois continua mentindo, negligenciando o oprimido, roubando e etc. Mas como a música diz _Jesus eu te amo, não precisa deixar o pecado, basta cantar que ama. Sem dizer sobre às músicas que exaltam a satanás e cantam “o ter”, “a vitória”, “a conquista” e outros conceitos deste nível, que mais parecem uma propaganda de cartão de crédito. Bem teologia da prosperidade, na famosa heresia: Jesus te ama e te dá dinheiro e te deixa lindo.
Os cantores considerados mais espirituais (ou que pelo menos tem este conceito entre os crentes) são os que, como no post do PC Notas, vende mais disco, ganha mais prêmio, lota mais show, tem a música mais tempo no Top sei lá o que. Será que este é o mesmo conceito de Deus para adoração? Será que no céu terá prioridade pra quem vendeu mais CD aqui na terra? Falando em adoração. Surgem agora os adoradores radicais. Eu pensei que ser adorador já era ser radical. Novamente se dá valor demais a algo desnecessário usando palavras de marketing humano.
Música pra evangelismo
Não acho feio e nem pecaminoso cantar, louvar e adorar. Longe disto! Mas acho que, tirando os aBóstolos de hoje, os músicos são os de ego mais inchado. Será que um dia vão fazer um encontro dos porteiros de igreja, ou das tiazinhas que limpam templos. Por isso eu prefiro ouvir o bom e velho Racionais. Não que eu não ouça música evangélica. Mas as letras dos Racionais me edificam mais que 99% dos pop star gospel.
Bom, ficam ai as perguntas:
Qual a função da música antes do culto?
Qual referência bíblica para associar igreja, culto e música?
Quem considera (em atitudes, não palavras apenas) a tiazinha que limpa a igreja tão espiritual quanto ao que sobem no púlpito para supostamente levar o povo a adoração?
Que CD, em português, vocês indicam para eu presentear os garotos que evangelizamos no Morrão? Eles são de comunidades carentes ou moradores de rua. O que ele poderia ouvir em casa que o ajudaria a se voltar para Cristo?
Post relacionado:
Um eco da voz que chama entre muitos chamados
“Uma Bíblia e uma bola e ganharemos as crianças para Cristo”. A Expedição Mochila incentiva, apóia e capacita líderes de Ministérios com Crianças. Evangelizar as crianças do bairro, isso é o que sonhamos para todos os jovens da Igreja.
77 Respostas to Pra que ter música (suposto louvor e adoração) no momento do culto?
Rap
janeiro 23rd, 2008 at 10:49
Pra galera do Morrão eu recomendo GOG e toda a galera do rap nacional hehehe (apesar dos risos, eu falo sério)
Basta fechar os olhos, fazer uma cara de choro, dizer que recebeu uma nova unção e pronto você será um adorador ultra-plus-mega-extravagante-power-radical!
Priscilla
janeiro 23rd, 2008 at 11:16
Oi Ricco,
concordo com você em muitas, muitas coisas. Ministério de música não é neotestamentário, há uma discreta referência em Ef 5: 19, quando Paulo aconselha os cristãos em Éfesos a “conversarem muito uns com os outros a respeito do Senhor, citando salmos e hinos, entoando cânticos sacros e louvando ao Senhor com canções no coração”, mas não me lembro de outra.
Eu particularmente gosto de música. Muitas da Hillsong me abençoam demais. Gosto de colocar o cd e meditar no que está sendo dito, gosto de ouvir Switchfoot, Abundant Life Church, Merchant Band, e os nossos irmãos aqui do Brasil que hoje são considerados velhos. Dos novos gosto muito do David Quinlan e da Heloísa Rosa.
Gosto de cantar com a minha congregação também. A gente sabe que o povo de Israel tinha esses momentos de louvor congregacional com música, o Sl 150 mostra isso. Davi usava música para louvar a Deus e Saul era liberto de maus espíritos. Não lembro bem a referência, mas tem um Salmo que diz que Deus habita em meio aos louvores do seu povo.
O problema não é ter ou não música no culto, o problema é quando a vida cristã se resume ao culto. Se resume à música que ouço. Eu já vi gente se convertendo porque ouviu uma música cristã, mas essa realmente não é a regra. É importante que coloquemos as primeiras coisas em primeiro lugar. E música, decididamente não é a primeira coisa.
Paulo Camargo
janeiro 23rd, 2008 at 12:11
Olá Ricco. Entendo a sua preocupação com essa questão, entretanto gostaria de fazer algumas observações ao seu post já que você abriu este espaço.
A Bíblia está recheada de trechos onde o povo de Deus celebrava vitórias e louvava a Deus com cânticos e hinos. Moisés cantava, Davi cantava (e até dançava), Paulo e Silas cantavam e os anjos cantam sem cessar. Por que então nós, como filhos da graça, não podemos reservar alguns momentos da nossa comunhão para louvarmos juntos a Deus com cânticos?
Como bem citado pela Priscila, o apóstolo Paulo aconselha a igreja em Efésios 5:19 a cantar e louvar de coração ao Senhor. Evidenciando que há comunhão do Espírito quando fazemos essas coisas juntos.
Quando ao meu post citado, quero deixar claro que não tenho esse sentimento que você afirma ao falar que são considerados mais espirituais aqueles que vendem mais. Esses irmãos que participaram do encontro citado são pessoas iguais a eu e você e que possuem um ministério diferente do meu e do seu. Se eles vivem para a glória de Deus, então que continuem vendendo bastante. Porque as suas composições refletirão o trabalho de Deus em suas vidas e a igreja será edificada.
Quanto aos músicos e pastores não me convém falar, senão estaria generalizando e assim difamando servos fiéis de Deus. Infelizmente me parece comum na blogosfera o tom de deboche quanto a assuntos e opiniões que não concordamos, creio que esta não é a forma mais madura para exibirmos a nossa opinião. Precisamos encontrar um equilíbrio.
Que Deus nos conceda graça.
DTA. []‘s
Fabrício Falco
janeiro 23rd, 2008 at 18:21
A música é uma arte que expressa sentimentos que podem nos elevar ou nos derrubar.
Acho que é boa sua análise de música, mas tem coisas que não existem como chocolate com maionese ao mesmo tempo, acho que não tem haver um hip-hop numa santa ceia que é um momento de entrega de cada pessoa, apesar de nosso comércio estar monopolizado por um estilo, e esse estilo é bem definido por nossos músicos como “músicas igrejeiras” (sim aquelas que todos batem palma)…. como ia dizendo…apesar de nosso comércio estar monopolizado, acho que o bom senso deve prevalecer, isso é moderação… não muito tempo atrás está escrito:
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina. Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é cabeça, Cristo. Ef. 4:14,15
Devemos separar as coisas
Lucas(Adorador "Radical")
janeiro 24th, 2008 at 9:37
Cara a pergunta desse post foi no mínimo ridícula, desculpa o adjetivo, mas a questão aqui num é discutir se precisa ter ou não ter música pois seria isso voltar aos rudimentos da fé. Concordo e ressalto tudo o que o Paulo Camargo falou. Agora se música é preparação para a palavra ou não isso é discussão de liturgia e varia entre denominaçoes e denominações. Outra você ficar criicando ai ops cantores da moda, não tem nada haver, tá que nem esses pobres que criticam os ricos pq eles são ricos e os tais são pobres.
Os caras lotam shows, vendem milhões de cd’s e etc, porque são bons mesmos, as músicas são tremendas são uma benção e edificam milhares de vidas. Moody, Wesley, Spurgeon tb na sua época “lotavam estádios” e faziam sucesso “mundial” (sempre entre aspas considerando o contexto da época).
Agora concordando com a sua visão Riccão, o pessoal hoje idolatra muuito esses carinhas da moda. Você vê isso na pratica, tu canta 2 musicas de um cantor comum na igreja, mas quando começa a música dos “espirituais” , o povo muda, ficam “quebrantados” e acontece outras manifestações emocionalistas sem sentido algum. E outra tb que os músicos da Igreja muitos se acham os tais, mas isso é tão antigo quanto a terra…
Agora quem disse que música não é bom pra evangelismo??? Quem disse isso , não tem experiencia nenhuma pra falar isso. Passei mais de um ano trabalhando com louvor aplicado a evangelismo e a louvor mesmo, em colégios aqui no Rio, e pude ver o impacto causado pelo louvor na vida daqueles jovens e adolescentes, é quase “mágico” o louvor muda todo o ambiente, e evangeliza muito mais(e mais longe) do que podíamos só com a biblia debaixo do braço e 6dúzia de folhetos.
e respondendo as suas perguntas:
1°A “música” antes do culto é uma arma ou um instrumento espiritual para edificação da Igreja através ela, tanto como instrumento de adoração e ações de graças(que é essencial pra qualquer crente, tanto como para quebrantamento e evangelismo).
2°Lê o livro de Atos e aproveita e le de novo os Salmos!
3°Bem, EU considero, e até mais. Só posso responder por mim.
4° Dá um cd do Adriano gospel funk(auahauahauahauh) ou falando sério rap, soul(raiz coral), músicas antigas da harpa e C.C. e esses corinhos e são tantas a spossibilidades e opções cara.
Paz!!!! e perdoe o caráter agressivo do meu comentário.
Vlw!!!!!!!!
Ricco
janeiro 24th, 2008 at 9:55
Rap, mano, a melhor indicação dos últimos anos. Não queria comentar antes de baixar e ouvir o CD dos cara. Agora viciou, todas músicas são boas, bem o estilo que eu gosto. Tem muito rap que é só gritaria de pobre, mas não tem poesia. O GOG, assim como o Racionais, canat o coração da periferia, é muuuuuito bom! E melhor o esquema de baixar o CD e pagar quanto achar justo. Vou gravar um CD pra cada garoto do Morrão! Valeu pela indicação…
Priscilla, Paulo e Fabrício, valeu por comentar e atender o pedido de discussão sobre o assunto. Valeu por me esclarecer melhor sobre música no Novo Testamento.
Priscila, você mandou bem ao dizer “O problema não é ter ou não música no culto, o problema é quando a vida cristã se resume ao culto. Se resume à música que ouço.” E eu incluo ai o lance do post. Que é resumir a vida cristã ao momento do louvor, este erro esta disseminado pela igreja.
Paulo, a idéia não é deixar espaço aberto pra discussão. Esta é a intenção mesmo! Legal que você explica que não considera mais espiritual quem vende mais disco. Me perdoe se errei na leitura do seu “sentimento”. Mas a sua citação reforça este sentimento entre os crentes, mesmo que você discorde da idéia. É o que da a entender.
A minha intenção não é debochar do que não concordo. Muito pelo contrário, deixei bem claro no início do post que minha intenção é aprender. Mas eu fui sincero na minha opinião. Se ler alguns posts anteriores aqui no bog, vai ver que repudio este lance de deboche com o que não gostamos ou não concordamos. Como o Blog EM é coletivo, as vezes aqui mesmo batemos com uma situação desta, mas não da minha parte, nem em post ou comentário.
Concordo no louvor como parte da pregação. Mas ai entra o lance das letras que estão escritas nas músicas de igreja. Assim como uma pregação rasa e sem fundamento bíblico. Ou então uma bela pregação sem acompanhamento da vida do pregador, de pelo menos em tentar viver o que prega. Idem para músicos.
Fabrício. Porque não hiphop na Ceia? É gosto. Eu prefiro um hiphop na ceia do que o famoso, chato e mentiroso em muitos casos “…uma família”. Temos que nos desigrejar e ver que Jesus não prefere estilo musical, roupa, estética humana e etc, isso nós que escolhemos. Cristo prefere vidas aos seus pés, arrependidas, buscando vida santa. E isso não muda nada e não tem influencia pela música, ou estilo musical, que se escuta.
Rap
janeiro 24th, 2008 at 10:04
Não entendo pq tenho de aguentar um DT numa ceia e os outros não podem aguentar um rap… vivemos realmente numa igreja hipócrita…
Ricco
janeiro 24th, 2008 at 10:41
Lucas, senhor adorador radical, vamos por partes.
Pra começar
Você tem o direito de achar ridícula a pergunta. Mas querer dizer qual é a questão AQUI não cabe a você. AQUI quem define as questões somos nós, os autores do blog. Lá no seu blog você pode definir quais as questões a serem levantadas. AQUI eu levantei MESMO esta questão (Pra que ter música no momento do culto?). Aqui você é leitor e comentarista, muito bem vindo por sinal, mas não define nada em nosso blog!
Depois
Os cara podem ser bons para as multidões que compram seus CDs e lotam shows. Pra mim vão continuar a mesma coisa de sempre, insignificantes. Pra Deus, seria especulação falar, mas não creio o critério de Deus pra serem bons seja este critério humano.
Eu também quero saber quem disse que música não é bom para evangelismo.
Mano, você fala como um adorardor radical mesmo ao dizer “só com a Bíblia”. Putza, se só a Bíblia não pode evangelizar, então eu to perdido. Se você acha que precisa do louvor pra causar mais impacto na vida das pessoas, porque “só a Bíblia” é insuficiente ou porque com o louvor “evangeliza mais”, ai já é questão de aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador. Nem vou entrar no mérito… Claro que música ajuda em tudo, até no evangelismo. Mas te garanto que só a Bíblia é mais do que suficiente pra fazer uma alma se arrepender. “Causar impacto” e ter um momento “mágico” não é necessário, isso é coisa de “adorador radical” que fica inventando moda pra “ajudar” Jesus. Jesus não pediu pra ninguém causar impacto na vida dos outros e nem pra termos momentos “mágicos” no evangelismo, só pediu pra ensinar a Palavra. Sobre causar impacto e momentos mágicos, recomendo que reflita em: “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da SIMPLICIDADE que há em Cristo.” 2 Coríntios 11:3
Sobre suas repostas, valeu! Pelo menos alguém respondeu até com números.. he he!
A sua 1ª resposta precisa de respaldo bíblico. Opinião por opinião até minha sobrinha de 6 anos tem a dela. Sobre a 2ª, beleza, vou ler, e ai, cade a explicação sobre a pergunta. Sobre a 4ª, Raiz Coral é bom e eu gosto, ja pensei até em trazer os cara aqui no Morrão pra cantar pra mulecada (creio que música ajuda o evangelismo!), quem sabe este ano não rola. Valeu pela dica.
Ah, por fim. Não interpretei como agressiva sua resposta. Como estamos lendo e não conversando ao vivo, temos que interpretar. Você pode ter escrito com sentimento agressivo. Mas eu não interpretei assim. Interpretei como uma reação normal de um adorador radical…
Ricco
janeiro 24th, 2008 at 10:49
Rap, talvez (veja bem, talvez) seja porque o DT ajude a pessoa se conformar com sua vida insignificante e naõ querer mudar. O HipHop faça a pessoa refletir realmente em quem ela é e o que tem feito. E isso o instigaria a mudança, e talvez a pessoa não esteja afim de deixar sua vidinha mediocre. Até pela finalidade e essencia do movimento HipHop, que não quer apenas letra e melodia bonitinha, mas apontar os erros, chamar a responsa das pessoas, fazer ve-las a realidades aqui na terra, e não só ver os anjos no céus.
Poxa, ouvir “Dia a dia da periferia” ou “Quando o Pai se vai” do GOG da até vontade de chorar. Mas não de emoção ou por estar vendo os anjos do Senhor. Mas sim pela realidade que podemos, como cristãos, intervir. Na santa ceia, onde celebramos o corpo de Cristo, “Dia a dia da periferia” é ideal pra refletir sobre as Palavras de Cristo. Vou sugerir ao meu Pastor, ha ha, acho que ele vai rir da minha cara, mas sou sugerir!
É isso que falo do louvor chamar a responsa as pessoas a santidade. Coisa perdida. O louvor ta mais pra encher ego de cururu…
Lucas
janeiro 24th, 2008 at 11:23
Calma lá, o “Adorador Radical” foi só uma ironia minha trazida de outros posts, não me considero tal status.
Mas ai, eu não disse que “preciso do louvor” eu disse que “com o louvor” pode-se fazer muita coisa, além de que a mensagem da Bíblia está expressa no louvor. Eu quis dizer que o louvor realmente causa um impacto no evangelismo, e claro é óbvio que a bíblia é a única forma de fazermos o evangelismo.E outra vc interpretou tudo o que eu disse de uma forma totalmente desviada do que eu realmente disse, lê de novo.
Debates acaloradaos são bons.
Fik na PAZ!
Ricco
janeiro 24th, 2008 at 11:48
He he, esta é uma boa maneira de jogar a toalha e fugir do discurso… “_Você não me interpretou direito, não entendeu nada que eu disse!”
Mesmo achando que você não “precisa do louvor”, o fato de você ter julgado a Palavra como sendo “só a Bíblia” já demonstra falta de Fé no fundamental e crença demais no desnecessário.
Se tiver tempo, leia isto e vai entender o que estou falando de fundamental e desnecessário.
Priscilla
janeiro 24th, 2008 at 12:00
Meninos, meninos, sem brigas (rs).
Olha, “só com a Bíblia debaixo do braço pegou mal”. Eu sei que não foi o que você quis dizer. Mas pegou um pouquinho mal.
Sabe, gente, o que acontece é que nossa doutrina, na maioria das vezes, parte da nossa experiência e não da Palavra de Deus (sim, aquele livro de capa preta – ou azul, rosa, enfim…). “Música evangeliza melhor do que apenas Bíblia e folheto”, “música não serve para evangelizar” (não que alguém tenha dito isso aqui). Será que seremos para sempre crianças espirituais?? Deus é livre, gente, Ele é eterno e age da maneira que quer. E mais: Ele nos chamou para sermos seu corpo, cada um cumprindo o seu propósito de um jeito diferente.
O mais importante, torno a dizer, é NÃO RESUMIR NOSSA VIDA CRISTÃ A NADA! Nem à música, nem ao culto, nem à pregação, nem mesmo ao Evangelismo. Vida cristã é um relacionamento com o Pai que nos torna à semelhança de Seu Filho pelo poder do Espírito Santo. O louvor tem que ser fruto de lábios que confessam o nome de Jesus, o evangelismo tem que ser no nome de Jesus, quer comamos, quer bebamos, que seja para a glória de DEUS!!
Eu, particularmente, não sou fã de hip-hop. Mas também não sou fã do pão que rola na ceia da minha igreja. Eu deixo de tomar a ceia por isso? NÃO! Eu vou me sentir agredida por tocar hip-hop na ceia? Talvez eu estranhe um pouco, mas nada demais! Por favor, isso de música certa para determinado momento é MANIPULAÇÃO EMOCIONAL não verdadeiro louvor. Deus nos deu multiforme graça, graça de várias formas.
Ricco, acho essa discussão bem plausível. Precisamos abrir nossos ouvidos e questionar as coisas que fazemos para, se necessário, mudá-las.
Abraços.
Lucas
janeiro 24th, 2008 at 12:10
Pra ver como vc desvirtuou o meu discurso
vou transcrever aqui o q eu disse:
“o louvor muda todo o ambiente, e evangeliza muito mais(e mais longe) do que podíamos só com a biblia debaixo do braço e 6dúzia de folhetos.”
Eu disse: só com a bíblia DEBAIXO DO BRAÇO …”
eNTENDEU AGORA?
e esse texto da sua barriga eu já tinha lido, muito bom por sinal.
Pelo que eu venho debatendo com vcs já há algum tempo se presume que eu nunca diria :só a bíblia”, vc agiu como muito desses falsos profetas hoje em dia, tirou uma parte do texto pra formar uma opinião que é falsa e para tentar justificar uma tese.
Tcs, tsc, tsc Riccão, assim não dá.
Lucas
janeiro 24th, 2008 at 12:20
Explicando linha por linha vou traduzir o que eu disse:
A música em certas ocasiões tem um impacto evangelístico maior(alcançando mais vidas) do que se apenas eu estivesse pregando ou dando folhetos. Trabalhando com essas duas formas eu via muitas vezes que quando eu chamava os não cristãos para o culto entregando folhetos muitos achavam chato e não iam rasgando posteriormente o folheto, já muitos outros que passavam pelo local e estávamos cantando um louvor iam se aproximando e mais tarde se convertiam atraídos por tal louvor.O louvor com certeza bíblico, e sendo uma forma de cantar a bíblia. NUNCA quis dizer aqui que a bíblia não é suficiente, NUNCA, eu estava falando de estratégias.
Ricco
janeiro 24th, 2008 at 15:16
Priscilla, sabias palavras! Principalmente sobre manipulação emocional. Hehe, então agora sei porque sempre toca “… uma família, sem qualquer falsidade” na hora da ceia!
Lucas, eu sou meio cururu pra entender quando explica, sem explicar então ja viu. Agora que você explicou, eu entendi sua posição do “só a Bíblia”. Mas como a Priscilla disse, quem le, sem explicação, tem o direito de entender o que quiser, e realmente pegou mal. Mas beleza, ta perdoado fio, pode voltar a frequentar a igreja dos santos santissimosssss…
Priscilla e todos. Este é uma atitude muito importante. Abrir nossos OUVIDOS para o que não concordamos ou não entendemos em todo. Assim mudamos ou entendemos. Como falei para o Paulo ai em cima, esta é uma das intenções aqui no Blog EM. O Tonho, quando sair da extase das férias, pode falar mais disto.
Mas vamos continuar, quero ouvir mais opiniões e comentários. Como falam na Bolívia, esta muy rica a discussão!
Rap
janeiro 24th, 2008 at 16:19
Ainda acho que discutir essa questão de música na igreja não é algo para ser colocado como que em panos frios… A música como instrumento de evangelização é válida até que ponto? Creio que devemos olhar tudo na nossa vida, como já disse a Priscilla, como reflexo do que encontramos na Bíblia, por isso me questiono e muito se a música dos ditos “adoradores radicais” tem base e argumentação bíblica. Analisando friamente e sem citar nomes, não consigo encontrar um único grupo isento desse tipo de erros.
A palavra (que divisão estranha) e a música devem ser analisadas. Infelizmente deixamo-nos levar por uma bela melodia sem letra alguma, e alguns se convertem somente pelo apelo emocional que o ritmo produz do que realmente pela palavra, isso é fácil de se constatar, basta olhar as igrejas…
gacheiro
janeiro 24th, 2008 at 20:34
Eba,crentes que gostam de Racionais,sinceramente me sinto mais motivado quanto a vida cristã quando ouço O Homem na Estrada do que qualquer musica do DT(gosto de DT,mas é fato a motivação).
Ricco e galerassa,já discuti sobre esse assunto com uma galera sangue bom(com argumentos).A discussão na ocasião serviu para me esclarecer algumas coisas quanto a musica na igreja.
Creio que o fator fundamental para se defender essa doutrina é o do foco relacionado a Comunhão no TEmplo.De uns tempos pra cá então passei a descubrir alguns(3º idade)irmãos aqui na church que são fascinados pelos hinos da Harpa.Acabei me apaixonando…o detalhe distinto é que não preciso fechar os olhos pra cantar(pois tenho que ler as letras),não consigo cantar sem encher os olhos de lagrimas ao observar o poder de unir as pessoas que essas musicas proporcionam.Com uma linguagem simples e de total interesse a louvor a Deus.
Quanto ao evangelismo,acredito que não haja padrão para que uma pessoa seja atraida ou tocada pelo Espirito de Deus.Uma porção de coisas pode ser feita para emocionar as pessoas,mas como já escrito aqui no Blog ,se não vier acompanhado de uma vivencia,é pífia.
Mano,o ultimo Rap(gospel) que ouvi foi de uma irmão chamado Mano Reco…o cara tem um testemunho dahora e parece responsa.
Bj…e desculpa entrar assim numa discussão tão intensa.
Rap
janeiro 24th, 2008 at 22:45
Opa, só a ressalva de que o Mano Reco tem umas letras legais e o cara é de Manaus, só pra situar mesmo quem quiser buscar mais coisas sobre o cara rs….
Lucas
janeiro 25th, 2008 at 9:32
Paz!
Intão tá tranquilo né? Intendeu o que eu quis dizer.
Mas falando em raper’s tem tb o DJ Alpiste que faz muito sucesso aqui no Rio, Apocalipse 16 too.
Mas aew, aki eu já fui caluniado, incompreendido, já disseram que eu sou crente melindroso, :s e que eu não ia pro céu,
pois eu tinha que ficar no limbo para pagar meus pecados.
E para finalizar que eu tenho que aceitar jesus
Porém eu os amo em Cristo e agradeço a Deus por conhecer pessoas tão comprometidas com o evangelho e o Reino, isso é bom, pois é difícil de achar. Cadê o Tonho? curtindo a vida adoidado? hehehe
Mas ai, a música é um poderoso instrumento de evangelismo. Já percebeu que o Diabo usa em todas as épocas en todas as gerações em todo o canto do planeta, a música para influenciar as pessoas e arrebanhar almas para o inferno? Ela tem poder tremendo nas regiões espirituais, através dela potestades e principados se estabelecem em determeinados locais. Cabew a nós usá-la junto com a palavra de Deus para vencer o mal. Quem não passou a experiêcia de estar louvando um hino em determinados lugares e o ambiente todo mudar? Ela mexe com o espírito.
Paz!!!
George Faraco
janeiro 25th, 2008 at 9:52
Paz galera…
Bom Ricco tentarei englobar e responder suas perguntas num pacote só ok? Juntamente com esses dois pontos do texto: “Não entendo a necessidade de música nos cultos” / “Jesus, os discípulos e a igreja primitiva não usavam música pra entreter ou espiritualizar as pessoas”. Tentarei ser o mais Bíblico possível, visto que a maioria colocou pontos que acham legais, mas sem fundamentos sólidos (entendam Bíblicos).
No meu pensamento música/dança é um ato de louvor do individuo para com Deus, a letra tem que ser uma oração que diz realmente o que vc sente ou deseja fazer pro Reino. No At isto é visto claramente e são inúmeras passagens, por exemplo os salmos eram feitos de acordo com a realidade individual que o cara estava vivendo, ou a própria nação visto que a maioria dos salmos são feito por reis ou líderes de Israel. O fato também de Deus usar a música como arma de guerra em várias ocasiões [2 Cr 20] podemos aplicar em nossas vidas hoje se compararmos com [Ef 6:18].
A música não tem necessidade de estar atrelado ao culto religioso, mas deve estar atrelado a vida do adorador! [Rm 12:1,2] [Lc1:46-55, 68-79 / Lc 2:14,29-32]. Talvez o fato de se ter o louvor nos cultos igrejeros é porque nos voltamos ao sistema religioso do Templo, onde Israel pra cada situação cantava umas musiquinhas lá. [1Cr 23:30]. Uma passagem que acho fantástica é de Jesus cantando depois da ceia [Mt 26:30].
Mas se levarmos em vista o NT temos também umas referências legais, alguns citados nos comentários ae em cima e [Cl3:16 / I Co14:15 / Ap 5:9 entre outros]. Quanto a igreja primitiva, dizem que alguns textos por ex [Rm11: 33-36 / Itm3:16] eram músicas cantadas pelo povo (igreja) e que Paulo usou para defender sua “Teologia” e escrever suas cartas de modo que eles entendessem o que ele queria dizer.
No mais acho que esse post será record de comentários (vc desafiou os Levitas) e sim, a maioria se acha mesmo só pelo fato desse ministério ser função de Satanas antes da queda, por isso eles são atacados pelo capeta mais do que qualquer um e BláBláBlá…Hehehe
Mas sua indignação Riccão e minha também é antiga, o próprio Deus fez um post antes de vc…”Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me exalarão bom cheiro.Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas.Corra, porém, o juízo como as águas, e a justiça como o ribeiro impetuoso”. Am 5:21,23,24.
P.s.: Tentei sintetizar o assunto senão virava Livro…indico João Alexandre, letras fantásticas pelo pouco que ouvi…Abraços.
Natália
janeiro 25th, 2008 at 17:34
Uau!! antes tarde do que nunca….hehehe
Achei o post interessantíssimo, gostei muito das opiniões postadas…uma discussão muito bem defendida tb…
Bom, o porquê de se ter hj em nossos cultos um momento específico p/ a música…respondendo ao post…creio que principalmente pela liturgia trazida pelos primeiros evangelistas no Brasil…basicamente um costume…
Acredito que como um costume, a música no momento do culto, pode ser benção e tb pode ser maldição dependendo de por quem, para quem e por que ela existe.
Existem sim, muitos ministérios, conhecidos ou não, que tratam a música de forma comercial e irresponsável. Mas tb existem ministérios que são realmente sinceros, que vivem aquilo que cantam, que se comprometeram em viver uma VIDA DE ADORAÇÃO….
Como já foi dito pela Priscilla , o verdadeiro louvor é fruto de lábios que confessam a Jesus… e quando é assim, é maravilhoso louvar a Deus com cânticos, com danças com salmos….até gritar é ótimo…x) eu pelo menos já gritei hehehehe
Pelo menos na minha opinião, o momento de louvor é muito bom, mais uma vez como já foi dito, não nos restringindo a esse momento específico, mas é mais um momento onde podemos adorar Deus, render a ele nosso coração… é claro, que sempre vão existir pessoas que cantam simplesmente por cantar, mas desta mesma maneira, existem aqueles que pregam apenas por pregar…
Participo de ministério de louvor a alguns anos e posso dizer que na minha vida, foi essencial. O que Deus fez através da música em mim foi determinante em muitas ocasiões. E como a Priscilla bem colocou: Deus é livre!! Foi assim comigo e é até hj, existem momentos, onde eu sei que Deus quer falar comigo dentro do meu quarto com meu violãozinho velho, outros ond ele fala através da bíblia e tb através da chuva, então……
A música é uma benção, nas mãos certas com o propósito correto….
Que muitas vezes existe manipulação não há dúvida, mas quando escutamos a direção do espírito de Deus, é Ele quem manipula, e ai, não tem erro!
Jhê
janeiro 25th, 2008 at 19:24
o que eu já estressei com gente do meu lado cantando de olhos fechados e ateh com lagrimas que saiam do culto e iam pra bagaceira…que tinham uma vida mediocre…
estressei e estresso até hh…a grande diferença hj eh que nao fico olhando o irmao q tah do meu lado cantando hipocritamente, eu faço dakelas musicas tocadas antes da pregação e camada de avisos igrejeiros minhas orações. Culto tem que ser diário…e como diariamente feche seus olhos, ou nao e entregue suas canções, seus pensamentos e atenção àquilo que Deus quer te dizer e ouvir de vc nesse dia.
***
Eu sempre vi musica nas igrejas evangelicas e catolicas antes das “palestras”…como bem foi dito, devem existir por questão de costume.
“Uma familia sem qualquer falsidade” eu só consegui cantar em um acampamento onde tinha um mano que tinha cabado de ser deixado pela esposa…cara er ado ministerio de musica e nakele dia se sentia familia realmente entre as pessoas…foi especial…mas “agora cumprimente seu irmao, deh um abraço nele”….depois de meia hora do lado do cara sem ter dito nem oi?????????????
****
apocalipse pros seus guris…e …qdo lembrar o nome do cara digo..
paz e vidA!
Fabrício Falco
janeiro 25th, 2008 at 21:36
é verdade… porque não um rap na santa ceia… ô tbm estou aqui para aprender! quem disse que não pode ter rap?
Fabrício Falco
janeiro 25th, 2008 at 21:39
desculpa comentar de novo! tira o que eu disse sobre o rap… ma so restodo meu comentário eu continuo com ele… vamos pelo bom senso sempre… moderação!
abração mochileiro!
gacheiro
janeiro 25th, 2008 at 23:32
Contudentemente NÃO TE ENTENDI FABRICIO.Achei bizarro seu segundo post,rsrsrsr(to rindo de verdade ao lê-lo).
Explica isso aí mano,quer RAP na Ceia ou não?
Tem uma musica dos RAcionais que acho a cara do EM: Fim de Semana no Parque.A exclusão citada pelos caras dá uma visão legal sobre a infancia na periferia.”daqui não vejo nenhum clube poliesportivo pra mulekada frenquentar,nenhum incentivo.O investimento no lazer é muito escasso o Centro Comunitario …é um fracasso” (pena que algum imbecil criou o BLan BLan).
Concordo com a JhÊ ,se as musicas forem encaradas como orações creio que serão mais focadas.Outro ploblema além da hipocrisia nesse caso,é o fato de cantarem sem terem a minima ideia do que estão dizendo(me refiro as musicas que destacam uma linguagem figurativa sobre Jesus e a propria pessoa)…mas aí entrariamos num outro assunto,a “educação biblica” nas igrejas…
Rap
janeiro 26th, 2008 at 10:16
Na realidade não tem como fugir da educação bíblica…
Afinal se o que fazemos é realmente direcionado por Deus, tudo vem através da Bíblia… não tem como fugir…
Retrospectiva da Semana « Blogosfera Cristã
janeiro 26th, 2008 at 17:53
[...] Ricardo da Expedição Mochila: Diário da Expedição Bolívia 1/6, Pra que ter música (suposto louvor e adoração) no momento do culto?. [...]
CAÇULA
janeiro 26th, 2008 at 19:00
olá ricco blz… sou músico (baterista, toco á 9 anos com o cantor cristão robson nascimento), estava dando uma “sapeada” e encontrei seu blog, fico feliz que existão pessoas como vc que dão importância para essa questão da adoração á DEUS.
sou falho, imperfeito, falível, mas vivo tentando acertar, aprimorar minha forma de louvar e adorar á DEUS, tento com minhas atitudes influenciar as pessoas á conhecer CRISTO de uma forma intensa, existem pessoas e isto inclui pastores, músicos, cantores, que se deixam corromper e vivem para “polir” suas vaidades.
realmente tem muitas pessoas cantando, pregando o que não vive, portanto sem efeito algum sobre a vida daqueles que os ouvem, e na minha modesta opnião, está aí um assunto que pode chegar á ter milhares de comentários pois é uma questão muito importante na história, sabemos que na época dos grandes homens de DEUS(no passado) os levitas iam tocando seus instrumentos á frente da batalha, então, entendo que exista grande importância do louvor nos cultos, vejamos como uma forma de agradecimento, exaltação ao nome daquele que zela por nossas vidas todos os dias…( o que existe são pessoas despreparadas para fazer isto)…tenho muito o que aprender, mas hoje com toda minha limitação e DEUS conhece meu coração tenho uma prioridade:
chegar á uma intimidade com DEUS tão intensa que minha música, meu som, minhas letras, minhas composições (que saõ DELE) trarão uma atmosfera sobrenatural ao redor, ao ambiente, que acontecerão curas, milagres, e tudo o que não edificar a casa cairá por terra!!
QUERO DEIXAR AQUI MINHA SATISFAÇÃO DE LER E ESCREVER NESTE BLOG, CONHECER NOVOS PONTOS DE VISTA E ACREDITANDO QUE NO FINAL O OBJETIVO DE TODOS É LEVAR JESUS ATRAVÉS DE SEUS DONS, DE SEUS MINISTÉRIOS!!
UM GRANDE ABRAÇO Á TODOS!!
CAÇULA !!
Danilo
janeiro 27th, 2008 at 0:24
Acho importante levantar a questão da música na igreja. As motivações, as letras que se canta tudo isso é importante e teoricamente as pessoas deveriam prestar atenção no que cantam.
Lá na igreja alguns versos infelizes e não bíblicos de músicas são alterados. É preciso ter cuidado com o que se canta por aí.
Não vejo nada de errado com a música e nem com os que cantam de olhos fechados. Quem sou eu para julgar o que canta de olhos fechados? Acho que temos que tomar cuidado com os julgamentos nos comentários. Muitos aqui expuseram suas opiniões de forma bem radical e pessoal, mas temos que tomar cuidado para não sermos levianos. Desu vê o coração, nós não.
Concordo que tem mto crente picareta cantando louvor de olho fechado e chorando, mas também chorei e me emocionei várias vezes cantando um louvor. Muitas vezes lembro de um trecho de uma música que me ajuda em algum momento como um versículo também poderia me ajudar (não quero dizer que a letra da música é mais importante que um versículo, afinal versículo é inspirado por Deus).
O que deve haver é sempre um equilíbrio e moderação em tudo, até mesmo nos comentários do blog.
A questão é que cada um quer puxar sardinha para o seu lado jogando suas preferências em detrimento das prefrências dos outros. Por que posso cantar DT e não um rap na ceia? Sei lá, mas pelo menos na minha igreja a maioria das pessoas não curte rap (principalmnte o pessoal acima de 40 anos). Aliás eu não curto rap e nem Racionais (nem me sinto edificado com as músicas deles) e acho que as músicas do Hillsong e do Vineyard são bem legais. É uma opinião divergente, mas nem por isso só teremos Hillsong no louvor e aboliremos o rap como música na igreja.
Além disso, sem dúvida que missões e evangelismo são mais importantes, mas lembrem-se que a música também é um instrumento de evangelismo e de missões. Vai lá no meio os índios pergunta se eles não gostam de cantar e louvar a Deus? Pergunta para uma criança se ela não gosta de cantar na igreja? Talvez seja o que ela mais goste de fazer lá e esse foi o motivo que a trouxe até ali.
Enfim, música e importante, mas há que ter critério.
Abs,
Danilo
Ricco
janeiro 27th, 2008 at 9:36
Galera, paz!
A discussão aqui não é sobre ritmo ou estilo musical. Isso não se discute. Cada um cada um, minha esposa é fã de DT, ouve, vê DVDs, comenta comigo e etc. Eu gosto do DT 6, as letras são benção.
Outra coisa que não é a discussão aqui é se fechar os olhos e chorar é de Deus ou não. Citar que alguém “fecha os olhos e chora” pra cantar não deve ser visto nem como crítica e nem devemos considerar quem louva assim mais ou menos espiritual. Isso não tem nada a ver, o que falaríamos dos cegos… A questão não é esta de fechar ou abrir os olhos, ver ou não ver!
A música PODE ser boa para evangelismo. Claro. É um meio, assim como a recreação, o teatro, os esportes, a ajuda humanitária e outros. Porém, como foi citado ai, a música tem o lance emocinal. Mas cá pra nóis, isso também não é problema. Pois se uma pessoa se converte “na emoção” de um música, o importante é que se converteu. Ao passar a frequentar igreja, com emoção ou sem emoção (da música ou de outra coisa) ela vai sendo edificada com a Palavra e a comunhão dos irmãos. O que não podemos é querer “padronizar” o Espírito Santo dizendo que alguém será mais tocado por Deus se estiver ouvindo uma música! Não é porque houve um momento (ou vários) onde a música foi benção para o evagelismo que isso deve se tornar o padrão de Deus. É a mesma coisa com a recreação que usamos aqui na EM para evangelizar. Poderia dar vários testemunhos onde a recreação foi benção pra falar de Jesus pra crianças. Mas dizer que Deus age MAIS por causa da recreação ou que as crianças foram MAIS tocadas por Deus por causa da recreação seria absurdo.
A Natália trouxe uma boa resposta a pergunta do post. O costume e a tradição dos primeiros protestantes no Brasil. E esta tradição e costume vem da Bíblia como bem explicou o George (o único que se aprofundou na Bíblia pra falar do assunto). Pra mim ficou mais claro isso.
Como o Danilo disse, alguns comentários parecem mais o julgamento final do que um comentário de blog. Tomemos cuidado com isso.
Caçula, valeu pelo comentário, seja bemvindo.
Lucas, você fala muita coisa exagerada e sem fundamento bíblico. Pelo menos você não expõe como o George, que usou os versículos. Ai mano, ja falei, fica ruim te entender. Mas me perdoe se te ofendeu algum comentário que mais pareceu julgamento, como o Danilo colocou.
O post questiona algo, a música no culto, que eu chego a conclusão que realmente é boa, porém desnecessária. Mas nesta pegada de ser boa, foi se dando muito valor e inchando o ego e o bolso dos cantores. E isso é uma bola de neve, cada vez mais se da mais valor a algo desnecessário (mesmo sendo legal e não pecado) e os cantores enchem mais o ego e os bolsos. E o perigo está quando, que acho que é o ponto que chegamos, passa-se a achar que é fundamental o louvor. Mas ai, por causa do ego e da grana também, cantar louvor não basta mais. Tem que ser adorador radical, tem que ter a melhor guitarra e microfone pra Glória de Deus. Ministério de louvor x ou y mudam as vidas e não mais Jesus e a Palavra. A música x ou y tras mais interesse que a (simples e pura) peitura da Palavra. Então, a música não é ruim, mas temos que colocar a música e os cantores nos seus devidos lugares, bem abaixo da Palavra!
Mano Reco, vou pesquisar mais sobre ele! DJ Alpiste eu nunca ouvi muito, mas vou verificar também. Templo Soul é muito bom.
Lucas
janeiro 27th, 2008 at 16:01
Tá bom Ricco, é q a maior parte do tempo eu estou vendo e postando neste blog lá do meu trabalho, e não tenho tempo de caçar versículos bíblicos e te dar um tratado teológico. Entendia que vc entendia o q eu queria dizer.
Paz!
George Faraco
janeiro 28th, 2008 at 11:14
Paz Lucas…e galera Blogueira.
Tratado Teológico? rsrs…boa mano…gostei.
Conselhos para comentáristas do Blog:
1-Comente muito, mas não igual o Casagrande que comenta todo lance e no final é tudo inverso do que ele falou.
2-Não use palavras dificil. [eu não entendo]
3-Não use girias, as vezes imaginamos coisas que naum tem nada haver com aquilo que realmente desejamos expressar e se o fizer traduza pra nóis. [Jhe Terra que o diga]
4-Use e abuse de versiculos Bíblicos, isto mostra que vc tem respaldo pra falar do assunto e afinal Bíblia nunca é demais. [assim todos somos edificados]
5-Esqueçam tudo que falei nesse comentário e continuem da forma que acharem melhor. [afinal se tudo for certinho não tem treta e perde a graça]
Abraços…
Jhê Terra
janeiro 28th, 2008 at 12:40
bom…auhhauhau…como EU fiz comentário sobre “fechar olhos e chorar” me sinto meio que na obrigacao de explicar que nao estava julgando ngm por fechar os olhos e chorar (eu mesma canto tudo de olhos bem fechadinhos e chooooro pra caramba). O que falei e retifico foi a questao de as vezes a pessoa tah cantando ali que ama a Deus e nas suas atitudes diárias e a partir de qdo sai do culto naquela mesma noite nao demonstra tal amor. O julgamento é terrivel pq nos deixa muito soberanos, e na verdade temos (eu tenho, pelo menos) a consciencia de que nada somos e a Glória é sempre de Deus, e que seja musica, seja cuidar de crianca, seja orar, só Deus sabe e conhece o nosso coracao, o que podemos sim é ver os frutos e reconhecer a arvore.
Gostei muitissimo do comentario do Cacula (mano, toh num teclado sem c-cedilha)…Pra mim expressou bem o carater cristao que se deve ter ao se usar dons. Equilibrado e moderado, e nunca deixando de esquecer que estamos aqui pra aprendermos uns com os outros e com os dons dos outros.
***
***
por mim já deu de comentário neste post
aprendi um pouco mais, inclusive até sobre moderacao (ainda mais qdo se trata de pessoas que nao nos conhecem pessoalmente e profundamente).
o comentario que gostei muito foi o do george tbm…nunca tinha me ligado em Jesus cantando depois da Santa Ceia, valeu mano pela lembranca.
***
p.s. e eu que o diga mesmo né george! (é tanta “treta” e afins que nao dah pra entender se nao for o contexto…mas, eh a diversidade de lugares e cultura verbal de cada comentarista…que eu faca um CURSO de giria! hahahaha).
***
paz e vida!
Lauberti Marcondes
janeiro 28th, 2008 at 12:41
Olá,
Antes de arriscar algumas viagens, vou me apresentar. Tenho 35 anos de idade e aproximadamente 18 anos de caminhada cristã. Fui alcançado pela misericórdia de Deus através de um grupo que fazia evangelismo de rua no centro de são paulo. Era algo simples com 1 violão 1 timba e 1 pandeiro. No geral a reunião não passava de 30 minutos. 10 min com música, 15 min com palavra, 5 encerramento. Bons tempos aqueles, caminhei com aquela galera uns 10 anos. Antes de frequentar igreja (minha família era contra) e me batizar eu já pregava na rua. Era um grupo interdenominacional e eu tive contato tanto com tradicionais, quanto com pentecostais, além dos néo que estavam aparecendo. Acabei frequentando a batista tradicional durante uns 5 anos e depois mudei para O Brasil para Cristo a qual frequento. Tive uma tímida participação na área da música, mas nunca fui um músico de verdade, na realidade tocava timba e violão a muito custo. Frequentei uns dois reciclando a visão da Comunidade da Graça (ótimos) mas sempre fui meio desafinado.
Lembro-me que na época de batista alguns líderes jovens se posicionaram muito radicalmente contra o movimento gospel. Na época, poucos permitiam baterias, palmas ou músicas muito animadas. Não seio o que eles diriam hoje, pois agora todos estes elementos estão presentes entre eles.
Na minha divagação, penso que algumas questões levaram a música cristã a ser tão valorizada hoje:
a) A história sempre mostra a sociedade indo de um extremo ao outro. Havia uma repressão muito grande sobre esta área, agora ela é muito exaltada.
b) Antigamente os hinos eram verdadeiras pregações cantadas, profundos, teológicos, sem muitas repetições. Com aquele formato clássico que só interessavam os crentes. Atualmente, as músicas ressaltam as experiências, as emoções, e são rasos, repetitivos. Seu conteúdo agrada até os infiéis. Não estou falando de músicas evangelísticas, mas de secularizadas. Também não estou condenando estas músicas, apenas dizendo que os músicos evangélicos produzem muitas músicas que não tem lugar num culto formal, são para serem ouvidas no rádio, tv, ipod, etc.
c) A qualidade da música popular evangélica evoluiu. Não me refiro aos grandes hinos, que teologicamente e musicalmente sempre foram muito ricos. Mas quando a música evangélica começou a se popularizar ela era muito pobre, com poucos músicos qualificados. Agora, você tem praticamente em todos os ritmos, músicos evangélicos de altíssima qualidade. Isto criou um “boom” da música gospel, que foi ganhando cada vez mais espaço, inclusive nos cultos.
d) A igreja evangélica organizada esta aumentando seu número e diminuindo teológicamente. O ensino de que os cristãos são chamados para glorificar a Deus através de suas vidas, e que este é o propósito de sua existência é muito amplo e comprometedor. Neste caso, a igreja foi diluindo e modulando este compromisso em partes. A palavra “adoração” não significa mais o resultado das atitudes do cristão comprometido em glorificar a Deus. Agora ela significa um momento do culto, onde são entoadas músicas de louvor. Ficou tudo mais simples.
e) O “momento do louvor” no culto passou a contar com a necessidade de músicas altamente emotivas, com direito a um período de “ministração espontânea” e outro de “grande júbilo”. Estas práticas consomem bastante tempo e são consideradas um dos “pontos altos” do culto. Novamente não estou condenando, mas ressaltando que os adjetivos, a obrigatoriedade e o tempo concedido refletem a elevada importância que damos ao assunto. Chegamos a um ponto em que se não houver um destes elementos o culto é considerado morno.
f) Todos os meios de comunicação abertos para a música gospel. Esta abertura tem gerado um efeito duplo. De um lado a proliferação deste tipo de música que não tem mais fronteiras. Do outro, o surgimento das estrelas e celebridades da música gospel, além do desejo de muitos músicos de alcançar este status. O surgimento de Bandas, ministérios paraeclesiásticos e grupos musicais passou a ser consequência de uma visão globalizada do público evangélico.
Penso que a música como qualquer outro elemento do culto deve estar sujeita ao propósito maior de glorificar a Deus. Ou seja, como a música é resultado indireto da forma como Deus nos criou a sua imagem e semelhança, ela reflete a sensibilidade, beleza e caráter de Deus. Não é atoa que os santos anjos cantam. Eles foram criados com esta capacidade e Deus se agrada disso. Nós também podemos agrada-lo através da música quando nossas vidas estão sujeitas a Deus.
O problema é pensarmos que Deus se agrada apenas porque cantamos músicas que falam dele. Este é o problema atual, a desconexão entre o que cantamos e as nossas vidas na presença de Deus. Não estou falando de ser perfeito, estou falando de compromisso, piedade, dedicação, renúncia, etc.
O culto deveria ser um momento solene, um tempo em que os filhos de Deus se reuniriam para em celebrar a Deus em conjunto. Agradecendo por sua Bondade, reconhecendo sua Justiça, cantando sobre seu Amor, ouvindo sua Sabedoria, etc. Ou seja, com uma postura de entrega, de oferta, de gratidão. Mas as pessoas estão sendo incentivadas a ir nos cultos com uma postura de receber, de pedir, de terem suas aflições e problemas resolvidos. Não que isso, não possa acontecer, pois Deus é Soberano, mas esta não é a prioridade do culto. O culto deve ser o ponto alto de alguém que vive para a glória de Deus.
Neste contexto, é que encontramos a música nos cultos tanto no período do velho, quanto do novo testamento. Moisés, os levitas, Davi, Asafe, Maria, os discípulos, os anjos, todos cantaram para exaltar a Deus, seu caráter e seus feitos poderosos.
Portanto, os diversos dons espirituais e talentos naturais (música) devem ser consagrados para glória de Deus. Como corpo de Cristo devemos valorizar a todos, ainda que nem todos “apareçam”. O que é algo bonito de ser dito, mas difícil de ser praticado se não tivermos a humildade de perceber que, em Cristo, somos servos de todos. E que Deus valoriza as intenções do coração mais do que a aparência.
Quanto um cd de presente é difícil, penso que depente muito do nível de aceitação e proximidade com os garotos evangelizados. No caso deles, a música não é para um período de louvor no culto. Mas para se refletir, se integrar, se perceber dentro de um outra cultura. Sim, porque o evangelho é uma outra cultura. Agora, ninguém vai ouvir o que não gosta. O que adianta uma mensagem profunda se o instrumento para divulga-la é desagradável. Bem, neste caso, não faço oposição as músicas evangélicas “secularizadas”, pois acho que no primeiro momento a pessoa vai gostar de algo que esteja mais próximo da sua realidade e não tenha um conteúdo tão pesado. Quanto ao ritmo, a minha restrição é somente para aqueles que dificultam o entendimento. Ou seja, os mais radicais devem ser evitados. Desculpem-me aqueles que curtem sons pesados, mas estes ritmos não favorecem a compreensão. Agora, quando a dicas específicas não me arriscaria.
Acho que já vou parando por aqui, se der para aproveitar alguma coisa bem. Se não…………..deixa pra lá foi só uma viajem.
Lucas
janeiro 29th, 2008 at 8:45
Pow aí, esse comentário do Laubert foi tremendo, uma benção, é isso aí, concordo com tudo!
Tonho
janeiro 29th, 2008 at 21:48
Se um dia eu fosse pastor, não haveria música aos domingos… Só, como diz o Novo Testamento, o basicão mesmo… oração, ensino da palavra, comunhão, partir do pão…
Talvez eu abrisse um culto de segunda-feira pra “louvores através da arte”, daí convidava um maluco pra tocar música, outro pra fazer jogral, outro dançar, outro grafitar, outro pra fazer crochê pra Jesus (afinal, tudo é arte). Fazia tudo na segunda e tudo junto pra não perder muito tempo…
Bom, tô sem internê, daqui umas duas semanas volto a postar normalmente
Ricco
janeiro 30th, 2008 at 6:05
Um comentário anônimo foi excluído! Não pelo comentário, mas sim por estar anônimo. Crítica, elogio ou simples respostas aos posts são muito bem vindas. Mas se identificar é o mínimo para podermos fazer da conversa (post e comentários) algo produtivo.
Jhêanny, ta esclarecido. Eu também tenho aprendido muito com este post.
Tonho, concordo com o basicão. E pra mim música não entra neste pacote básico e simples.
JuNiNhO
janeiro 30th, 2008 at 9:50
Manos…a pergunta é otima Ricão…..
Já vivi nesta paranóia de ir atras dos caras que são os “espirituais, os verdadeiros adoradores”, entre outros….
Algumas vezes já vieram falar pra mim, que eu não era um adorador extravagante, e coisas do tipo….vc não fecha os olhos pra cantar, tem que dançar….
Cheguei a uma seguinte conclusão!!!!!!!!!!
Mano antes de tudo, a galera se confunde muito quando dizem a respeito de “culto” que é so aquele momento do domingo, e esquecem que culto na verdade é sua vida diaria, creio que isto é ser adorador de Deus….mas voltando ao assunto…
Vejo muita gente chegando horas antes do culto só pra pegar um bom lugar na hora do louvor….
MAno mas creio que oa inves de gastarmos uma hora e meia com louvor poderiamos em peso sair nas ruas, bares e tudo quanto é lugar para buscar as pessoas que necessariamente precisam ouvir a palavra de Deus…
Mano com toda esta galera dentro da igreja, cantariamos uma musica “1980″ do ao Cubo que conta um testemunho maravilhoso e com certeza edificaria muito mais…..creio que temos muita musica boa, mas como disse o Ricão lá no começo, os caras cantam o que não vivem…
Não vejo necessidade musica dentro da igreja…só deveriamos cantar quando estissemos vivendo…
espero que entendam
Ricco
fevereiro 6th, 2008 at 14:47
Lauberti, seu comentário é muito interessante. Eu reli ele algumas vezes antes de postar aqui uma resposta. Mas na verdade não tenho comentários pra fazer, concordo com você. O que existe é mais um costume, o que temos que respeitar, do que uma orientação de Deus para tanto “valor” ao momento do louvor e a música evangélica. E que este suposto ministério ganhou tanto status de espiritual que querem que engulamos tudo só porque é “louvor”. Mas sabemos que não é bem assim e que este lance de música na igreja esta mais mundanizado do que os músicos crentes querem admitir.
Juninho, missão e evangelismo tem muito menos interesse e valor do que louvor e “adoração”. Mas vamos aos poucos, eu e você e todos que tem percebido isto, colocando as coisas nos lugares. Ou pelo menos tentando colocar.
É isso ai. Acho que o Tonho vai escrever um artigo sobre este assunto. Vou convidar outros ministros de louvor pra escrever sobre este assunto este ano também. Queremos aprofundar o assunto e a discussão e ir, aos poucos, como falei acima, dando o devido valor as coisas certas, na ordem e prioridade certas. A começar de louvor e missões…
Monita
fevereiro 7th, 2008 at 17:48
Galeura, um amigo meu viu numa loja que tem umas cinco pessoas nos mais mais q eles colocaram os mais ungidos…pq vendem mais ou sei lá pq…
Que coisa medir unção como produto $$$$
Gosto muito de musica, sempre digo q sou movida a musica e minha vida tem trilha sonora. Até curto algumas evangélicas, mas mano…pelo amooor. ..Que coisa mais sem Deus é colocar musica no culto pra deixar as pessoas emocionadas. Na ceia então..pra que mano? C precisa disso pra lembrar de Jesus?
Se o Tonho fosse pastor eu ia na igreja dele, apesar de curtir musica, eu ouço o que gosto sem fazer caras e bocas pra mostrar que Deus falou comigo, pra que? Ouço em casa no trampo. no carro. Conheço uma pá de nego que canta em igreja e vende cd, que tem o ego maior que o da Madona, e uma vida cristã péssima.
To contigo Riccão. Racionais eu gosto pacas… E vou ouvir esse GOG ai, pq nunca tinha nem ouvido falar.
Inté.
Regina
fevereiro 22nd, 2008 at 15:11
Eh, eu concordo com o Ricco….Vejo que adoração é mais que ” musica” denominado ” louvor” e isso não precisa ser priorizado, é apenas um complemento.Adoração é comunhão e isso vai mais alem que requer obediencia, então não basta fazer parte de equipe de louvor , ter cd e td mais se naum tiver comunhão, obediencia a Deus.
enir sanchesfrosi
fevereiro 23rd, 2008 at 10:55
oi meu querido maravilhoso teu trabalho com criaturinhas amadas do pai sou professora evangelista de crianças com trinta anos de trabalho e pra minha propria vida hinos cantados com o caraçao faz milagres lembro me de varias vezes que cantei em lagrimas e fiz apelo a letra era uma pragaçao e as pessoas aceitaçao a cristo e logo depois partiam para eternidade serta vez meu filho de 11 anos na epoca pregou em um ar livre numa praça e ele cantou uma musica estranha composta na hora nunca mais so naquele dia falava de bebida pra esquentar e bebida resfrescar eu preocupada o pregador expulsando um demonio de uma ouvinte um bebado cambaleando crianças de rua sujas e ao mesmo tempo maravilhadas por ver um menino pregando e cantando diferente , quando todos estavao bem perto o menino gabriel falou cantando dirigido pelo espirito santo mais pra nos que amamos e o temos no coraçao galatas 4 6 e jesus cristo pra esquentar jesus cristo pra refrescar todos dis todas horas e todos presentes crianças e o adulto aceitarm ao som de uma musica sem beleza na voz mais amor ao louvar , intendo e concordo em parte pra criança intao e bom levar pedaços de letras pequenas mais ficam na mente e falar do mesmo assunto na historia biblica ,e ainda da versilos biblicos sou fruto de trabalho dois dias apenas quando menina e fiquei ate 19 anos procurando mais ate que ganhei minha biblia gosto de ofertar biblia sa hoje biblia como pao para dar aos cedentos como eu era e sou pois a amo cada dia e amo as crianças hoje tambem quando DEUS quer me da hinos um dos mais lindos e o ENCHE_ME DE TI ,gravado no c d novo coraçao da cantora sara m frozi ,que doamos evangelisticamente , o louvor faz parte da adoraçao e faz carinho na alma aflita quando ungido por DEUS nao como comercio ou teatro pois e santo josafa ganhou a peleja ao som de louvores a deua o louvor liberta a alma e alegra o coraçao de DEUS QUE NOS FEZ PARA LOUVOR DE SUA GLORIA ,MAIS TEMOS QUE DOSAR DANDO TEMPO PRA PALAVRA DE DEUS PARA SALVAÇAO E ALIMENTO RENOVO R CRESCIMENTO ESPIRITUAL AMO VOCES QUERIDOS E HORO PRA QUE MAIS IRMAOS SE PREOCUPEM COM OS PEQUENINOS ,E COMEÇO DE ANO QUE TAL NOS PREPARAR COM JEJUM E ORAÇAO POR TODAS QUESTOES PENDENTES BEIJOS NO CORAÇAO A PAZ 1 PEDDROV 4 AO 10PARA MEDITAR A PAZ
enir sanchesfrosi
fevereiro 23rd, 2008 at 11:14
HA HINONOS QUE FORAM FEITOS,ANGUTIA E AFLIÇAO FOI O CASO DO ENCHE-ME DE TI TINHA OPERADO DE RETIRADA DE UM CANCER , FAZIA UMA VEZ AO MES DURANTE SEIS MESES QUIMOTERAPIA DE SEGUNDA A SESTA FEIRA CINCO DIAS SEGUIDOS ,EM UM MADRUGADA ,QUASE DEPRESSIVA FUI ORAR LEVEI GRAVADOR E DEUS ME DEU ENCHE-ME DE TI PARECIA O CEU DESCENDO E O CORAL DE ANJOS COMIGO ,DEUS TROCOU O FEL POR MEL E LOUVANDO ESTE HINO EM FORMA DE ORAÇAO UMA IRMA DA IGREJA BATISTA FOI CURADA DE UM CANCER MAMARIO QUANDO OS MEICOS ABRIRAM NAO TINHA MAIS CANCER ALGUM . PERDOE MAIS TINHA QUE DAR ESTE TESTEMUNHO DE COMO EM FORMA DE ORAÇAO E ADORAÇAO QUE E PRA TODOS NOS ,TO SER QUE RESPIRA LOUVE AO SENHOR ,A PAZ
luiz carlos beck
fevereiro 28th, 2008 at 20:32
a paz do Senhor Jesus,irmao Ricco è muito bom saber que existem pessoas com pensamentos iguais aos nossos,pois,o que se teem visto nas igrejas hoje estao dando tanto espaco a dito louvores e tao pouco tempo e importancia a pregacao da PALAVRA,pois a Biblia nos diz que è a palavra que liberta e sem dizer que alguns ditos louvores nem sao dirigidos a DEUS ,um grande abraco e que o Espirito de DEUS esteja agora e para todo sempre com os seus,um grande abraco a todos.
LUIZ CARLOS BECK-ASSEMBLEIA DE DEUS-VILA RICA-PETROPOLIS-RJ
Ricco
março 3rd, 2008 at 14:57
Luiz, por isso trabalhamos para a igreja fazer mais e melhor missões, consequentemente vai ter que fazer menos alguma coisa, e acho que louvor é uma delas que deve ter menos
valeu!
marli Buttelli
março 4th, 2008 at 0:04
Queridos, Ricco e Larissa.
Estou muito orgulhosa de vcs.
Estão cumprindo a missão que Jesus vos chamou.
Embroa não pertença a sua comunidade, sou cristã e gostaria de lhe dar minha opinião pessoal
É só vc. olhar nos Salmos de Davi, a maioria são cantos.
Ele cantava e louvava o Senhor não só catando mas dançando tbm.
Slm97, que até foi inspirada uma música que eu canto na minha comunidade:
“Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai a Sehor um cântico nove, porque Ele faz ele fez maravilhas, cantai ao Senhor.!
” Eu canto, eu canto eu canto como o rei DAvid…..
Slm 88,2; Slm91,2; slm95,1,2;
Slm100,1; slm104,1; 149-1..
As músicas na maioria são baseada nos salmos..
Fizemos um seminário sobre Paulo e ele sempre dizia e cantava:
“Alegrai-vos sempre no Senhor, alegrai-vos..”
Bjs. de quem muito os ama .
MARLI BUTTELLI
Estou orando por vcs.
A paz do Senhor esteja sempre com vcs.
Xina Rj
março 4th, 2008 at 0:36
O lance é o seguinte .. de musica ou não na igreja primitiva não tinha nada disso meu .. os caram eram simplesmente atitude … e atitude em amor … entende …. os caras realmente eram testemunhas como em atos 1 : 8 testemunhavam Jesus … meu .. suas obras .. e não tinha essa de louvor .. e isso e akilo e tudo mais … o lance é agente q fazer do nosso jeito … pq o nosso jeito é o melhor mas eskecemos … do q Deus quer mano e comoe el quer …. tanto é uma prova .. q musica .. não sig nada … meu os caras da igreja perseguidas eles usam oq eles tem d maior valor a biblia .. a palavra de Deus e a oração e ganham muita gente pra jesus meu .. sem louvor apenas com atitude amor …. fica o meu comentario
George Faraco
março 4th, 2008 at 8:30
Paz…Xina Rj acho que vc se equivocou em alguns aspectos do que vc disse ae…da uma lida nos comentarios e depois nóis pode trocar umas idéias.
Valeu.
Ricco
março 4th, 2008 at 13:54
Marli, obrigado pela visita e dedicação. Sinto falta de cristão católicos em “nosso meio” aqui no blog. Não frequentamos a mesma comunidade, mas somos todos da única Igreja, a de Cristo! Espero que o blog traga não só para a discussão, mas para as ações também, mais católicos como você. Afinal seriedade com Deus e empenho pela Sua Palavra não esta vinculado a pertecer a uma comunidade ou denominação, e sim a pessoas, gente. Legal que comentou!
Quando digo que sou cristão e me perguntam de que igreja eu sou. Eu respondo: Ué, quantas têm? Sou da única Igreja, a de Cristo, frequento uma comunidade em Pinheiros, onde moro.
A lembrança dos Salmos de David é importante. Paulo e outros na igreja primitiva também usavam o louvor. A questão é o exagero com a música em demérito a outras coisas, como missões. A música é boa e importante para o culto, eu passei a entender isso pelos comentários aqui. É um costume cantar e não é ruim ou errado. Porém entre “não ser errado” e o exagero existe uma diferença. Estamos falando dos exageros e jamais contra a música!
Jorjão
maio 1st, 2008 at 12:17
Mano, eu creio que algumas coisas que vc disse tem ate base. MAs a maioria das coisas não tem. Voicê precisa apenas ler as escrituras, para ver que a musicsa sempre fez parte do povo de Deus, é uma questão ate cultural entende. Mas nos moentos chacves sempre houve musica, vc precisa ler mano. Eu creio que o “ministerio de louvor” por si só, não existe. Existem apenas 5 ministerios , apostolos, profetas, pastores, mestres e evangelistas. A musica é usada como um veiculo para exercer um ou mais desses ministerios. Eu concordo com vc que a tietagem com os musicos e pop stars gospel esta uma palhaçada mesmo. Mas a musica faz parte da cultura do povo de Deus desde a eternidade. alguns versiculos:
Salmo 40: 3 “Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor”.
Mt 26: 30 (Jesus cantando com os discipulos) “Depois de terem cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras”.
2 Cr 5: 12 e 13 12 E todos os levitas que eram músicos — Asafe, Hemã, Jedutum e os filhos e parentes deles ficaram a leste do altar, vestidos de linho fino, tocando címbalos,
harpas e liras, e os acompanhavam cento e vinte sacerdotes tocando cornetas.
13 Os que tocavam cornetas e os cantores, em uníssono, louvaram e agradeceram ao SENHOR. Ao som de cornetas, címbalos e outros instrumentos, levantaram
suas vozes em louvor ao SENHOR e cantaram: “Ele é bom; o seu amor dura para sempre”. Então uma nuvem encheu o templo do SENHOR,
atos 16: 26 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam.
Eu sinceramente, acho que a gente não devia gastar tempo nesse tipo de discussão, e devemos respeitar a fe dos outros. QUando estamos criticando dessa forma, a impressão que se passa é que nos sentimos superiores. Se vc não gosta de cantar não canta cara, mas respeita os que fazem isso.
Jorge Russo
Ricco
maio 5th, 2008 at 13:42
Caro Jorjão! Valeu pelo comentário…
Você disse que: “Mano, eu creio que algumas coisas que vc disse tem ate base. MAs a maioria das coisas não tem.”
Você poderia citar um exemplo do que escrevi e não tem base bíblica? Assim eu aprendo mais um pouco.
Louvor é uma benção, mas tem tomado o lugar de muita coisa que é, além de benção, é ordenança de Deus. Como missões por exemplo. Se existe tietagem, os cantores tem parte da culpa disso.
Não sou contra louvor, quero até aprender violão pra melhorar o evangelismo que fazemos. Porém precisamos situar algumas coisas e mostrar a diferença entre ser ‘benção e bíblico’ e ser ‘ordenança bíblica’. Creio que temos que dar prioridade as ordenanças.
Jorjão
maio 7th, 2008 at 8:34
O que não tem base, é o fato de você ter dito que Jesus e os discipulos não usavam musica. (No texto anterior citei versiculo que dize o contrario). Não no sentido de entretenimento. Mas biblicamente não achamos base para muitas coisas que fazemos. No entanto as fazemos. eu concordo com você de que o “ministerio de louvor” em si mesmo não é um ministerio. Mas a musica é um instrumento poderoso. Filmes usam musicas. Teatro usa musica, e muitas outras formas de expressão e comunicação usam musica. Se a musica é algo que “ajuda” a se concentrar e a “mergulhar” mais profundamente em um texto bíblico, porque não usar? Eu sou totalmente contrario ao estrelismo e aos “animadores de plateia”, realmente acho que esta tudo muito exagerado. Mas a música não é a culpada, os culpados são os que promovem esse tipo de entrentenimento cristão. Os jargões repetitivos, os “brados de vitoria”, o tal de “levante suas mãos”, “fala com teu irmão…..”, realmente é um saco. Mas a adoração genuina e sincera, sem duvidas atrai a presença de Deus, porque Ele procura adoradores verdadeiros, sinceros. (Jo 4:23). Eu creio que todas as partes do culto são igualmente importantes. Também quero deixar bem claro, como tenho pregado e escrito muito sobre esse assunto, que não me iludo com o emocionalismo produzido com certas canções. A presença de Deus não depende das nossas emoções. Senão no filme Titanic sairiamos todos cheios do Espirito. Com aquela flautinha celta e a melodia triste em tons menores. Mas que a musica nos deixa mais sensiveis, disso não tenho duvidas.
Abraço.
Ricco
maio 12th, 2008 at 11:22
Caro Jorjão, leia bem e vai ver que eu escrevi:
“Jesus, os discípulos e a igreja primitiva não usavam música pra entreter ou espiritualizar as pessoas.”
O louvor é de Deus sim, Jesus cantou e se alegrou. Porém Jesus cantou o verdadeiro louvor, aquele que celebra as almas ganhas, as almas que ouvem e seguem o evangelho.
Jesus, em nenhum momento usou a música para introduzir suas mensagens ou atuações. A música vinha no final. O versículo que você citou (Mt26.30) demosntra bem o que eu estou dizendo. A música veio no final da ceia, ou melhor, celebrando as almas. Este é o verdadeiro louvor, o que tem no céu, a calebração das almas.
Eu também acho que a música é um instrumento poderoso de evangelismo, mas note que eu disse música. Louvor e adoração só vem depois, na celebração.
É isso ai, obrigado por me ajudar a entender melhor sobre este assunto!
Zé Bento
maio 24th, 2008 at 22:04
Vou seguir o seu exemplo de cristão santo, vou jogar todos os meus cds evangélicos fora e ouvir os Racionais, esses sim são inspirados !
Tonho
maio 25th, 2008 at 12:11
“Vou seguir o seu exemplo de cristão santo, vou jogar todos os meus cds evangélicos fora e ouvir os Racionais, esses sim são inspirados!”
Aleluia, Riccão, convertemo um!
Ricco
maio 25th, 2008 at 16:29
e laia!
Zé Bento, bem vindo!
Se quiser seguir meu exemplo de cristão santo, vem caminhar comigo. Será um prazer tê-lo como discípulo. Não sei se você foi irônico, eu to falando sério.
Não jogue fora TODOS os seus CDs evangélicos. A maioria deve ser porcaria mesmo, mas imagino que alguns sejam benção pra ouvir.
Racionais MC´s é muito bom, ouça sim. Se você gosta de rap e quer sentir o coração da periferia, do pobre e excluído, é um ótimo som. Os Racionais conseguem transmitir o sentimento da mulecada da periferia muito bem. E ainda transmiti uma mensagem legal, como a letra: “Irmão, o diabo ferra tudo ao seu redor, pelo rádio, jornal, revista e outdoor. Te oferece dinheiro, conversa com calma, contamina ser caráter, rouba sua alma. Depois te joga na merda sozinho…”
Se fosse eu que escrevesse a letra eu incluiria algo: “Irmão, o diabo ferra tudo ao seu redor, pelo rádio, jornal, revista, outdoor e alguns Cds evangélicos. Te oferece dinheiro, inclusive em pregações e músicas da felicidade, vitória e prosperidade (tudo no Cd evangélico), conversa com calma, contamina ser caráter, rouba sua alma. Depois te joga na merda sozinho…”
Putza, pena que eu escrevo as letras dos Racionais…
Mano, cola cum nóis! O que você gosta de ouvir? O que tem ai nos seus Cds evangélicos? Indica algum pra eu apresentar pra mulecada do Morrão?
Xina Rj
maio 28th, 2008 at 12:34
Eu sugiro .. pra muleka .. assimde periferia … agente usa aki no Rio ” Ao cubo ” hip Hop .. massa mano …
Lucas
maio 28th, 2008 at 13:31
AO CUBO é muito bom mesmo.
Ricco, crianças pequenas mesmo das periferias adoram aqueles cd’s gospel infantil, tipo Aline Barros infantil ou Diante do Trono só para as crianças, elas cantam, decoram todas as músicas..é legal mesmo!
Andre
março 6th, 2009 at 12:04
O louvor e muito importante sim, Vc lembra quando o povo cantou a vitoria quando eles atravessaram o mar vermelho. Nos reunimos na igreja para louvar o nosso Deus que nos tem consedido vitoria todos os dias de nossas vidas ( o inimigo veio para matar, roubar e destruir. Nos temos muitos motivos para celebrar com os irmaos o livramento do Senhor ). Jesus nao veio anular o velho testamento e sim para cumpri-lo. Mat: 23.23
Elton
abril 28th, 2009 at 12:32
A paz do Senhor Jesus seja contigo, irmão!
A música faz parte de nós. cedo ou tarde cantaremos algum tipo de música (qualquer tipo). Deus nunca retirou essa capacidade de nós, pois é uma maneira de influenciarmos as pessoas. Se, para o bem, glória a Deus por isso, caso contrário, Deus mesmo se encarregará disso. No texto de 2 Reis 3.15 o profeta Eliseu pediu que trouxessem um músico, quando o músico tocou, a mão do Senhor veio sobre Eliseu e ele profetizou. Se a música inspira não tenha dúvidas sobre isso. Se bem ou mal vai depender de nós. Que a graça de Deus esteja contigo, mano! “Onde estiver o o teu tesouro, aí estará o teu coração”! A paz de Deus, mano.
Ass: Elton Lima
Jac
maio 5th, 2009 at 0:25
Música realmente não é um ministério, nem as missões. Não acho que uma coisa seja “mais bíblica” que outra. O que chamamos de ministério está descrito na bíblia em efésios 4: pastores, evangelistas, mestres, apóstolos e profestas. Creio que cada um de nós nasceu com um dom e um chamado para exercer algum ministério. “Há diversidade de dons, mas o Senhor é o mesmo. Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo”. Habilidades musicais, teatrais, habilidade com o corpo ou com as mãos… Facilidade para se expressar em público etc são talentos que devem ser utilizados com a finalidade de exercer um desses ministérios de efésios.
Realmente acho que devemos cantar aquilo que vivemos e devemos levar as pessoas a viver aquilo que cantamos… mas quem somos nós pra julgar o que os cantores vivem ou deixam de viver? Podemos falar apenas pos nós mesmos.
O valor que dão aos cantores é realmente maior do que deveria ser dado… ou o valor que dão às outras funções é menor do que deveria. Concordo. Mas isso não é, necessariamente, responsabilidade do cantor.
E outra coisa… isso sempre vai existir! Sempre algum cargo vai ser melhor recompensado do que outro. Geralmente pessoas com habilidades artísticas são mais visadas nas igrejas (e em qualquer lugar). Mas Deus sonda e conhece os corações, a maior honra vem dele. Ele é o único que vai conseguir recompensar cada um na sua medida.
E eu não vejo mal nenhum em um cantor ou músico ser reconhecido pelo seu trabalho… recebendo prêmios, honras e ganhando um bom salário. Isso é bom. Qualquer profissional gosta de ver que admiram seu trabalho. O problema está em isto se tornar sua motivação principal.
A bíblia diz que Deus está a procura de adoradores que o adorem em espírito em em verdade… Em nenhum momento ela se refere às nossas emoções como forma de adoração. Concordo plenamente. Mas isso não significa que só porque uma música nos emociona, não estamos adorando ao Senhor. Ou então que uma música não leva adoração a Deus se não levar emoção às pessoas. Acho que devemos ser mais equilibrados.
e outra coisa… A bíblia não é feita apenas do Novo Testamento. Apenas aquilo que Jesus anula no Novo Testamento é o que não é mais válido do Antigo. Ou seja, todas aquelas passagens do AT sobre louvor com música, danças, os salmos, os instrumentos e tudo mais valem para hoje.
Qual a função da música antes do culto?
Bem… pra mim a música não é antes do culto. Ela faz parte do culto. Também é uma forma de cultuar a Deus. Existem várias formas, mas música é algo cumum a quase todas as pessoas. Não conheço ninguém que não goste de música. A música atrai as pessoas não cristãs para a igreja tb… acho que é por isso.
Qual referência bíblica para associar igreja, culto e música?
Bom.. na verdade não existe referência bíblica nem pra igrejas cristãs dentro de templos… então deveríamos começar mudando por aí.
Quem considera (em atitudes, não palavras apenas) a tiazinha que limpa a igreja tão espiritual quanto ao que sobem no púlpito para supostamente levar o povo a adoração?
Quase ninguém. Mas isso não quer dizer que essas pessoas estejam certas.
Que CD, em português, vocês indicam para eu presentear os garotos que evangelizamos no Morrão? Eles são de comunidades carentes ou moradores de rua. O que ele poderia ouvir em casa que o ajudaria a se voltar para Cristo?
Bom… Tenho uns amigos que têm um cd de funk evangelístico com uma mensagem mto boa… Já levou muitas pessoas das favelas e dos morros cariocas a aceitarem a Cristo. O nome do grupo é “Valentes do Funk”.
opss..escrevi mto
espero q entenda meu ponto de vista
Deus te abençoe
daniel junior
maio 11th, 2009 at 18:48
Irmaos.
toos temos direito a pensar de maneira difernete em topicos que na verdade nao sao teologicos. Sao comportamentais. Os estilos musicais, as estratégias de evangelizaçao mudam com o tempo e as pessoas se adaptam a elas ou nao.
Que tal tirarmos as visoes curtas que nos cercam e reconheçamos que a música é um excelente processo de aprendizado e evangelizaçao.
Por que nao começarmos a ensinar música nas comunidades com o cunho de mostrarmos como Deus pode habitar no meio dos louvores. Aliás Salmos dizem isto com bastante propriedade. A igreja sempre louvou ao Senhor com salmos, hinos e canticos espirituais.
Diferente de quem vende CD ou nao, quem toca em radio ou nao. O critério nao pode ser este. Temos de tomar cuidado porque a grande dificuldade está no fato de que o mercado está ditando a música mas … será o que a IGREJA está buscando? Será que Ela busca o louvor e adoraçao ou busca o PRAZER que está na música??? Este é o questionamento a ser feito : balanço entre chegar a Deus ou buscar liber’taçao na música . Deus nos liberta nao a música. Deus nos salvou e por isto O louvamos. Nao é o louvor que nos salva mas o sangue de Cristo. Usar a música é otimo desde que a música seja destinada a adoraçao. Nao interessa o rtimo, o timbre, a instrumentaçao. Importa que Deus é o Senhor da Música, do Tempo, do Espaço mas sobretudo Senhor do meu coraçao.
Nao gosto dos Ramones mas cabe a mim respeita-lo.
osvaldo
maio 17th, 2009 at 18:17
Parabenizo-o pelo tema abordado e sua preocupação com a igreja é saudável. Cheguei aqui através de pesquisa desse assunto, pois é também o que me pesa o espírito no momento. Procuro interpretar corretamente as suas palavras, e dos participantes para somar, edificar-nos.
Sou de Curitiba, membro de igreja histórica tradicional há dez anos. Comecei em igreja pentecostal, conheci da Palavra e busquei onde ela (me pareceu) ser mais estudada.
Irmãos hoje é domingo, e não sinto a menor vontade de ir na igreja, enjoei, não suporto mais (Is. 1.13 diz o Senhor: Não posso suportar… (tal) ajuntamento solene). As cantorias, a falsa alegria que chamam “louvor”, e a vida não se alivia do fardo do pecado, a pregação é “ao gosto do freguês”.
Você diz: Acho que os músicos deveriam ou mudar as letras ou então chamar mais as pessoas a responsabilidade de viver o que cantam. – Pois é irmãos este conteúdo teológico cantado (tristemente) eliminou palavras como:CRUZ, MORTE, PECADO, REDENTOR, SANGUE, ARREPENDIMENTO, PERDÃO.
Muitos compreendem adoração muito especificamente e quase exclusivamente como ou através da música, e é muito mais abrangente biblicamente, é viver (verdadeiramente livres da escravidão do pecado, da rebeldia da natureza humana, em todo o tempo (o que só Deus por Jesus Cristo pode fazer em nós, é pura “Graça Divina”- com os olhos fixos EM CRISTO).
Ao contrário do que se pensa (vejam a Palavra sobre o que devemos pensar Fp. 4.8), é nosso dever examinar os espíritos (os louvores e sua origem), sim (I Jo. 4.1) – e nunca jamais condenamos as pessoas, mas as exortamos no Senhor, cuidando para que não venhamos nós também a cair (Gl. 6.1).
Reconheço ser de Deus essa Luz para enxergar esse desvio (apostasia) que a igreja trilha em direção ao abismo. Isso tudo porque a Bíblia está cada vez menos estudada, passou-se às revistas teológicas temáticas, que citam a Palavra a seu gosto, e por aí vai.
Espero em Deus graça a todos nós para voltarmos às veredas antigas, não desanimemos.
No final deste ano termino o curso de teologia em faculdade interdeniminacional (curso de grau sem estudar a Bíblia, apenas raramente ela é citada), e o considero (o diploma) como esterco para ganhar a Cristo, para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição.
“Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina…, sentirão coceira nos ouvidos”. II Tm 4.3 oremos……. MARANA THÁ!
clarice mokfa
junho 16th, 2009 at 18:25
ha meus caros pesquisem bem pois não estão bem informados!! quando o povo de israel estava celebrando e davi quiz entrar no templo festejando Deus ,disse a ele que não entrace em seu templo sagrado com baduques ele dise a davi não passe da porta. não se esqueção que lucifer era maestro no ceu e se perdeu por penssar assim como vcs que oque importava era faser a sua propria vontade e não a de Deus.não intendo como conseguem refletir no sacrifivio de cristo com todo esse batuque na cabeça,hoje em dia não se faz diferença em um chou de rok ou uma adoração a Deus,fico horrorisada quando passo por algumas igrejas e a bateria ta tão batida que não se houve a voz de quem está cantando só aquele pavorozo som de hok.foi exatamente isso que aconteceu com caim e abel,Deus pediu a eles o mesmo sacrificio mais caim resolveu faser a sua propria vontade,Deus pediu a eles um carneiro que ja simbolizava cristo morrendo pelos nossos pecados,mais caim resolveu que frutas sera melhor ,quando vão realmente entender que não e´a nossa vontade ou o eu acho que deve prevalecer,e sim a vontade de Deus.fação um teste coloquem essa musica infernal e tentem refletir no sacrificio de Jesus e depois coloque uma musica tranquila um hino de louvor a Deus e depois pergunte a i mesmo ,qual realmente lhe fez meditar em jesus.
Carol
agosto 27th, 2009 at 18:36
Concordo com muito do que foi dito aqui. Realmente os louvores da igreja são vazios e pouco vividos pelos supostos músicos. Mas aí eu faço a pergunta ao contrário e sem citar versículos, pois já foram citados.
Por que não cantar músicas de louvores a Deus nos cultos? Não é feito isso para celebrar as festas do mundo? Quando estamos chateados, apaixonados ou indignados com a situação política (Legião Urbana, Chico Buarque) não cantamos músicas que nem se quer edificam? Por que alguns desmerecem tanto o louvor? Não que ele seja mais importante, até porque louvor não um mandamento, ou serviço como missões, profecia (estou falando da pregação), mas é uma forma de demonstrar gratidão, felicidade e sentimentos de amor que temos por tudo que Deus nos faz.
Realmente existem músicas com letras totalmente equivocadas e ministrantes despreparados e hipócritas nas igrejas,mas, paciência, eles se entenderão com Deus. Eu continuarei falando de Deus, trabalhando e louvando a Deus por tudo o que Ele é!!!
Leila Castro
setembro 1st, 2009 at 8:49
Afinal, estamos questionando o que incomoda à tantos cristãos. Não estamos julgando, que fique claro…questionando. O que tem incomodado à você, meu irmão, durante o culto? A mim, muitas vezes, o pensamento vai longe, as críticas aparecem na minha mente e eu sequer, estou adorando verdadeiramente. Não somos marionetes. Não preciso que ninguém venha dar voz de comando: …’fala pra quem está ao seu lado…”, ‘profetiza’…como se o muito falar, o pensar positivo fizesse parte do culto. O que deveria ser louvor, é uma pregação, sem conteúdo. Ficamos em pé, muitas vezes de boca fechada, enquanto o ministério de louvor fala, fala, fala…é o culto ao homem..não à Deus. Somos adoradores por termos sido feitos filhos de Deus. Adoramos em espírito e em verdade. Temos contato direto com o Pai. E na hora que temos que obedecer ao que Ele mandou, saímos fora…porque pregar a cruz, como disseram alguns, é duro demais. Fácil é cantar.
Que o texto fique para meditação dos irmãos, assim como os textos acima me auxiliaram. Em Cristo,
Leila
- biiah.
novembro 17th, 2009 at 19:03
A Paz pessoal!!
Bom, andei visitando o blog e axei importante o assunto comentado.
Sou levita da minha igreja, canto, toco…Mas isso ñ me faz ser mais importante do q os outros membros da congregação.
Então, como já foi citado aqui, o louvor é de suma importância em uma igreja.
Qdo havia pessoas possessas, mandavam xamar Davi e ele cantavam louvores à Deus, e as pessoas era LIBERTAS!
Ñ eram libertas pelo fato de ser Davi quem cantava, mas eram libertas pq era o Nome de Deus q era exaltado. O louvor liberta, o louvor quebranta, o louvor abre os olhos dos corações!
Independente de ritmos, o q importa é q o Nome de Deus venha ser Glorificado. Pois foi Deus quem criou todas as coisas, e Satanás só sabe distorcer as coisas q o Pai criou.
Agora se tratando de pessoas q se derramam na presença do Senhor, e dps comentem os msms erros…daí é com o Pai. Ñ temos o direito de julgar ngm, pois temos q vigiar e orar pra ñ cometer a msma coisa.
O Pai se agrada mto com um louvor puro e sincero, pois fomos criados para louvor de Deus. “Todo ser q respira louve ao Senhor” SL 150.
O louvor e a palavra de Deus andam juntos com um msm objetivo, pois sem um ñ há o outro.
Gente…espero q vcs ñ me entedam mal,ok?!
Mas q todos nós possamos servir à Deus de uma forma integra, pois o nosso Deus merece ser honrado e único em nossas vidas. Foi Ele quem nos resgatou do abismo, nos trouxe para luz, e fez de nós sua NAÇÃO ELEITA, POVO SANTO, SACERDÓCIO REAL!
Que a Graça ea Paz do Senhor sejam com todos! E q o Pai possa acrescentar na vida de cada um mais e mais Sua Graça.
A Paz!
sTAEL
novembro 20th, 2009 at 1:09
Saúdo a todos com A Paz do Senhor!!!
Realmente um assunto que vem pertubando a cabeça de muitos e poucos tem a coragem de falar abertamente na sua congreção e questionar os lideres a respeito deste tão polemico assunto!
Antes de tudo o tema do debate proposto pelo Rcco que todos ja estão carecas de saber. Pra que ter musica no momento do culto? (resposta) Ricco e os demais. A musica (pra mim) é uma das armas que Deus nos deu para lutar na guerr a espiritual! Satanas ele não se limita a tentar a vida dos homens apenas com seus anjos seguidores ele usou e continua usando TUDO o que ele pode para tentar “roubar, matar e destruir” todas as ferramentas que existe ele usa e vai continuar usando para nos tirar da presença de DEUS!
Um ex claro disto é a televisão pouco tempo atras ela era instrumento plenamente usado por satanas onde era transmitido programas em que nada edificavam a nossas vidas e tb naquela mesma época em que se passava esta situação surgia outra entre os crentes de que se a TV era ou não coisa do “capeta” enquanto uns pensavam que a tv é ou não de Deus o diabo monopoliza este tremendo meio de comunicação.
Agora hoje nós podemos ver como de que SIm a tv é uns instrumento que pode ser usado por Deus assim como diversas de outras ferramnetas….
- Bom o que eu quero dizer é que o diabo só quer atrazar a benção na nossa vida ou fazer com que nós não provemos do Senhor em sua plenitude!
Eu não posso ficar me preocupando com situações em que o “homem” acha certo ou errado sabe por que?
Porque diversas vezes fui frustado no meu louvor pois comentarios que até foram postados logo acima como: Tem muita gente que louva o senhor da boca pra fora e não faz nada do que diz o hino….
E realmente cheguei a pensar a não cantar diversos hinos pois eram coisas que eu não conseguia praticar em minha vida…
Enfim, nós como humanos vindos de adão e Eva temos em nosso “dna” o pecado então por mais que vc busque na maioria das vezes ficam resquicios do velho homem na nossa vida, então se eu me privar de cantar para o senhor simplesmente por que um dia eu ouvi alguem falar que tem gente que canta da boca pra fora eu deixarei de cantar diversos hinos ao meu Senhor.
Agora pensa: Será que não é isso que Satanás quer? Que fiquemos parados até tomarmos uma atitude de sermos “SAnTOS”….
Vejo, e assim faço, que nós devemos é claro lutar contra as vontades da carne que nos colocam em posição vulneravel perante as ACUSAÇÕES do diabo. maS TB NÃO POsso parar de cantar algumas verdades que vão confrontar com meu modo de vida! Pensa, se vcs ja tiveram a oportunidade de ler toda a biblia vai ver que ela nos mostrar muitas coisas que nós deveriamos fazer mas não fazemos.
Só por isso ninguem deixa de ler a Palavra de Deus por que ela nos confronta?!?!?!!!!
Agora em relação a ter músicas em demasia, já é um outro aspecto sou da seguinte opniao, tem que haver equilibrio em tudo (como foi já postado por alguem) a não ser que seja um culto cantado. Agora na biblia diz que: Quanto vc louva os anjos entram em guerra no reino espiritual.
Vc talvez não percebe isto, mas quem lida com batalha espiritual sabe que o louvar é uma BAITA de uma arma.
Agora quando cantada de coração puro e verdeiro imagine no que pode acontecer!
A mesma coisa a fé! Na biblia diz que se o homem tivesse a fé do tamanho dum grão de mostarda ele daria ao monte passa-te daqui para lá e isto aconteceria!!!
Vê nós temos as armas só que não sabemos usa-la!
Olha só, Da um carro para uma criança de cinco anos!?!?!? O que ela poderia fazer (talvez o pior) Por não saber usar!!!
Deus nos deu as condições agora cabe a cada um de nós buscarmos discernimento do ESPIRITO para saber usar as ferramentas que Ele deu a cada um de Nós!
— Outro ponto muito discutido: OS cantores são verdadeiros tão enrriquecendo com própositos errados as letras são vazias….
a este respeito sou desta visão: Deus sonda o nosso coração e tb julgar não é o melhor caminho deixemos isto para Deus pois no dia do juizo final ninguem passara desapercebido! Se eles estão ficando ricos para “honra e glória D’eles, Tb deixo isto para Deus!!!
E as músicas…
Se elas me confrantam de uma forma que eu possa ver que eu não estou sendo fiel ao senhor prefiro que elas continue nas paradas é melhor do que termos um grande crescimento na musica secular e as musicas “gospel” decairem em quantidade… (entenderam….rsrsrs – espero que sim)
a respeito de musicas que enchem o ego….
vejo que precisamos de equilibrio em tudo (+ uma vez….) Musicas de contrição musicas de jubilo, guerra as que nos levam a vermos a sociedade como ela realmente é, enfim
Eu posso ser uma moradora da favela mais barra pesada do Rio e não querer mais Ouvir uma desgraça que eu sei de cor e saltiado e talvez prefira ouvir um louvor que fale que existe um Deus que me ama aceita-me como sou e me quer bem.
Como tb posso ter uma realidade totalmente diferente desta, uma filinha de papai burguesa crente sem amor no coração mas que ta lá dizendo que ama todos, talvez ouvir umas verdades do mundo real me faça despertar para o verdadeiro amor e perceber o quanto eu ando fazendo para o crescimento da OBRA de Deus…
Os estilos letra melodias, depende que quem ta ouvindo e Deus na sua magnitude sabe a necessidade de cada um. Talvez na sua igreja tem muita gente que precisa ouvir os canticos que estão sendo ministrados e vc não saiba disto….
e mais DEUS NÂO SE LIMITA a quem ele vai ou não usar. Deus usa quem ele quiser até os “indignos” de serem usados por ele. Sabe por que? Deus não é como nos imperfeito que sempre limitamos a sua ação!!!
Eu hoje somente quero fazer as coisas que agradam ao senhor, e para saber o que agrada a ele somente estando em sua presença que irei descobrir! Lendo a bilbia ORANDO CANTANDO me afastando das coisas que o diabo coloca na minha frente para tirar meu foco!!!
LOUVE LOUVE LOUVE LOUVE LOUVE LOUVE
Pois o louvor te da forças Tb!
(gente iisto que escrevi é o que c passa no meu coração não é crítica é apenas meu ponto de vista pois é assim que tenho servido a meu Deus, não me distraindo com picuinhas do diabo…)
Abraços fraternal!!!!
E MAIS, DEUS EM PRIMEIRO LUGAR DEPOIS VEM O RESTO….!
(perdoe-me os erros de portuga…rsrsrsrs)
levi varela
janeiro 1st, 2010 at 21:26
Caro,
Musica, salvo engano, é a palavra de Deus ritimada, independente de ser acompanhada com instrumentos ou não.
Como toda e qualquer melodia tem seu discurso e pregação falados de forma rápida e direta, mesmo que repetitivo. Aliás, muito comum, basta vê as antigas que tinham o “coro”, ou seja, repetição.
Deus não usou apenas uma forma de expressão, a palavra, para se comunicar. Veja o exemplo do som das ondas do mar, do cântico dos pássaros e dos demais animais, do barulho da ardência do fogo, dos trovões e dos ventos, do silêncio da calmaria.
Se cantores estão lucrando, graças a Deus, afinal seu Filho, Cristo pregou: “quem abandonar…terá CEM VEZES MAIS NA TERRA E MUITO MAIS NO CÉU. ou seja, Deus é um bom empregador, pai, afinal promente fartura.
Pedro foi homicida por tentar matar um dos soldados, Cristo não o julgou e nem impediu de evangelizar depois desse episódio, Tenho como certo que está sendo feito um julgamento de valor ao se enunciar que não fazem o que cantam. Pergunto, Cristo aconselhou que julgássemos uns aos outros? Do que sei esta é uma tarefa de Deus, só de Deus.
Quanto as cançõesdestituídas de boa letra. Ora, até mesmo os grandes pregadores se lhes faltam inspirações em certos dias.
Outra coisa, às vezes uma letra muito bem trabalhada, bastante espiritual não tem o alcance desejado para as pessoas simples, as consideradas por Cristo como pobres de espírito, todavia é alcançada com um letra simples, repetida, daí passam a seguir a Cristo. Quantas alcoolizadas, ou seja, com parte de sua percepção diminuída entendeu a palavra de Deus decorrente de uma canção singela? Veja o exemplo dos loucos. Deus tem filhos com as mais diversas necessidades, portanto, carecendo de canções simples também.
Rafael da Silva Ramos
março 13th, 2010 at 11:03
Ola meu irmão!!
você não pode falar que louvor não é preciso pois em um louvor está sua libertação, ou seja, se você está num dia triste e angustiado e um louvor toca seu coração apartir dele seu dia muda e sua alegria de viver volta graças as palavras que o SENHOR quis falar para você através daquele louvor.
um detalhe meu irmão..
nós pecamos muito com nossas palavras porque não conhecemos a bíblia.
então aconselho você a guardar mais suas opniões para si próprio porque através do seu comentário muitas almas ficaram em dúvida da existência de DEUS, para você pode não importar mas pra ELE você não agiu de bem.
que DEUS seja sempre contigo!!!!
Vanderlei
março 15th, 2010 at 16:17
Achei bem legal o que foi discutido.
Um ponto que queria colocar é que Jesus e os discípulos também cantavam, Mateus 26:25 e Marcos 14:26.
Também concordo que os valores estão invertidos, a maioria das pessoas gosta de viver cantando, mas não querem viver o que cantam.. “… este povo me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mat 15:8.
Será que curtir rap e não curtir DT, não é apenas uma questão de estilo; no fundo todos gostam de música, e música cabe em qualquer lugar. , creio que não podemos é tirar o foco da Pessoa de Jesus e andar no que ele falou: ” … amar a Deus sobre todos as coisas e ao próximo como ti mesmo”
Um grande abraço.
beatriz
abril 12th, 2010 at 10:57
Deus ama todos nóis mais com isso ele pediu que o seu povo amado, os adoracem e levasse o envangelho ateé os que precisam, pois Davi era um menino paralitico que Sara levou Jesus até a ele e Jesus curou ele!!!!! Deus enviu Jesus aqui na Terra para nos salvar do pecado que Eva e Adão fez!!! por issso que hoje as mulheres quando ganham filhos sentem dores! e os homens para conseguir dinheiro tem que trabalhar com o seu proprio suor!por isso que exitir bastantes hinos envagelicos então quem tem que se render ão Senhor faça isso agora, pois vc não sabe o dia em que ele vai voltar!! alvez ele vote hoje ou amanhã não sei mais alguma hora elel chega ai vc vai ver seu irmão lá no céu e vai dizer – poxa vida, era para mim está lá mais como eu não dei ouvido a ele e vc vai começar a gritar Deus me ajude por favor!!! então meu amado faça isso agora amanha pode ser muito tarde pois Cristo que te resgatar? e escrever seu nome no livro da vida deixa tudo para trás e começe a louvar louvar a ele é bom demais
idiotas
abril 12th, 2010 at 11:05
legal né
thaiane
abril 19th, 2010 at 9:50
bom dia e a paz do senhor jesus , primeiramente queria deixar claro q o q liberta é a palavra de deus. mas ssim como a palavra o louvor cura,batiza com espirito santo e faz com q prssoas nao evangelicas se convertam.eu louvo na minha igreja e muitas pessoas ja chgarm em mim e disseram aquele louvor falou ao meucoraçao,ou seja,atraves do louvor deus fala com nosco .existem muitos louvou realmente muito sem nexo mesmo como o do raiz coral9anjos)ja reparam na letra deste hino ele diz q temos um anjo de luz q nos conduz,mas na biblia diz q qm era o anjo de luz era o diabo.e tbm concordo q existem muitos cantores q tem visto o louvor como forma de somente ganhar dinheiro e nao adorar a jesus .hoje todo mundo qr virar cantor gospel pq é um meio q da dinheiro + tbm existem aqueles cantores q realmente louvam para a obra de deus .deus diversas vezes falou comigo atraves do louvor.nao sou fa de hip hop,hep e etc muitos tem trasido omundo pra dentro da igreja e todos acham q é normal,hip hop numa santa ceia por favor né neste momento estamos adorando aquele q por nós morreu na cruz .mas aparte q sempre sera a + importante do culto sempre sera a palavra ele é a verdadeira adoraçao de deus para as nossas vidas.
thaiane
abril 19th, 2010 at 9:53
bom dia e a paz do senhor jesus , primeiramente queria deixar claro q o q liberta é a palavra de deus. mas ssim como a palavra o louvor cura,batiza com espirito santo e faz com q prssoas nao evangelicas se convertam.eu louvo na minha igreja e muitas pessoas ja chgarm em mim e disseram aquele louvor falou ao meucoraçao,ou seja,atraves do louvor deus fala com nosco .existem muitos louvou realmente muito sem nexo mesmo como o do raiz coral9anjos)ja reparam na letra deste hino ele diz q temos um anjo de luz q nos conduz,mas na biblia diz q qm era o anjo de luz era o diabo.e tbm concordo q existem muitos cantores q tem visto o louvor como forma de somente ganhar dinheiro e nao adorar a jesus .hoje todo mundo qr virar cantor gospel pq é um meio q da dinheiro + tbm existem aqueles cantores q realmente louvam para a obra de deus .deus diversas vezes falou comigo atraves do louvor.nao sou fa de hip hop,hep e etc muitos tem trasido o mundo pra dentro da igreja e todos acham q é normal,hip hop numa santa ceia por favor né neste momento estamos adorando aquele q por nós morreu na cruz .mas a parte q sempre sera a + importante do culto sempre sera a palavra ele é a verdadeira revelaçao de deus para as nossas vidas.
Junior
maio 10th, 2010 at 13:37
Ola.
Sou musico e ministro de louvor, suas questões são realmente relevantes,pois eu também já pensei assim, hoje em dia é realmente muito difícil tratar esse assunto sobre louvor e adoração.
Esse espaço de louvor onde o ministrante sua a camisa pra levar a igreja á adoração surgiu com o neo pentecostalismo para preencher o espaço de uma vida de adoração, onde as pessoas são estimuladas a adorar, mas aquilo só dura aqueles instantes, depois voltam as suas condições pecaminosas do cotidiano.
Antigamente isso não era necessário, era natural o mover de Deus, pois isso não dependia do homem, Deus tinha a liberdade de agir como quisesse.
o pior é que hoje alem da hipocrisia, ainda existe os super astros gospels que a MK Publicita lança para arrecadar no mercado musical.
Mas o que podemos fazer?
A palavra diz que : nos últimos dias , por se multiplicar a iniqüidade o amor de muitos esfriariam, e que muitos seriam enganados, ate mesmo os escolhidos.
E é isso que vemos hoje sobre os púlpitos, muita enganação, dinheiro gasto em propósitos errados. Mas não nos cabe julgar isto, Deus julgara.
O fato é que devemos andar em novidade de vida, e vida de adoração, para que quando chegarmos no templo, essa vida possa ser somente um reflexo e possamos adentrar diante de Deus sem reservas. não com a musica, ou com alarido, mas com vidas santificadas e verdadeira, afim de colhermos os verdadeiros frutos para o senhor, que são vidas para Cristo.
Jesus te Ama, e quer te usar para alcançar muitas vidas através desse blog. Fica na paz mano.
Luiz Guilherme de Azevedo
agosto 10th, 2010 at 6:29
Graças.
A grande verdade Biblica é que a voz do povo não é de Deus.
a verdadeira vida cristã de Jesus, só louvor ” musicalmente” depois da ceia, pois o que interessava a Jesus era a Palavra. pregue a palavra agora e fora de tempo, para depois do arrebatamento iremos louvar no grande coral nos ceus. há tempo pra tudo. amém